quinta-feira, 18 de abril de 2019

18 DE ABRIL - AUGUSTO FREDERICO SCHMIDT


EFEMÉRIDE - Augusto Frederico Schmidt, poeta da segunda geração do Modernismo brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 18 de Abril de 1906.  Morreu na mesma cidade em 8 de Fevereiro de 1965. Nos seus poemas, falou sobretudo da morte, de ausências, de perdas e de amor.
Foi assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República do Brasil e embaixador do Brasil na ONU e na então Comunidade Económica Europeia. Foi também editor e dono da Livraria Schmidt Editora, no Rio de Janeiro. Foi casado com Yedda Ovalle Schmidt.
Entre os seus principais livros, estão “O Galo Branco” (1948), “Estrela Solitária” (1940) e “Prelúdio à Revolução. Como editor, publicou livros importantes, como “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre e “Caetés”de Graciliano Ramos.
Augusto Frederico Schmidt foi ainda presidente do Club de Regatas Botafogo, entre 1941 e 1942. Um dos últimos actos da sua gestão foi idealizar a fusão do clube que presidia com o homónimo de futebol, Botafogo Football Club, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas. A ideia surgiu em decorrência da morte do atleta de basquetebol Armando Albano, durante uma partida entre os dois clubes. Apesar de idealizador, o cargo de presidente do novo clube não ficou com Schmidt, mas sim com Eduardo Góes Trindade, então presidente da outra agremiação.
Espírito criativo e polivalente, foi também empresário, tendo sido um dos fundadores da cadeia de supermercados DISCO no Rio de Janeiro, além de sócio maioritário da Orquima S.A., indústria precursora da energia nuclear brasileira.
Foi amigo pessoal do presidente da República Juscelino Kubitschek (1902/1976). Escreveu inúmeros discursos para o presidente e várias das suas ideias vieram a ser realizadas, como a criação da Operação Pan-Americana (OPA), uma iniciativa que iria inspirar a Aliança para o Progresso, criada pelos Estados Unidos na administração Kennedy.
Faleceu sem deixar descendentes, sendo sepultado no Cemitério São João Baptista. Tinha duas irmãs, Anitta e Magdalena, esta última sendo sua revisora de textos. Era neto do visconde de Schmidt (Frederico Augusto Schmidt), um dos homens mais ricos do Império, o qual havia amealhado uma imensa fortuna com uma empresa de importação e exportação, a Schmidt & Cia.
A livraria de Schmidt, fundada em 1930, foi igualmente ponto de encontro dos intelectuais modernistas da época. Era ali que se reunia o grupo conhecido como Círculo Católico. Lançou obras de escritores de nomeada, como Raquel de Queirós, Vinícius de Morais e Jorge Amado, entre outros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...