sexta-feira, 26 de abril de 2019

26 DE ABRIL - JONATHAN DEMME


EFEMÉRIDE - Jonathan Demme, realizador, produtor e cenarista norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 26 de Abril de 2017. Nascera em Baldwin, em 22 de Fevereiro de 1944.
Jonathan descobriu o cinema durante os seus estudos na Universidade da Flórida, ao ocupar-se das relações com a imprensa de vária empresas cinematográficas. Escreveu e produziu “Angels hard as they come” (1971), antes de realizar os seus dois primeiros filmes: “Cinco Mulheres a Abater” (1974) e “Crazy Mama” (1975).
Recebeu o Oscar de Melhor Realização com “Silêncio dos Inocentes”, em 1991. O filme, uma das obras emblemáticas do cinema na década de 1990, protagonizado por Jodie Foster e Anthony Hopkins, ganhou os cinco principais Oscars, algo inédito desde 1975. Antes, havia dirigido Michelle Pfeiffer no original “ViúvaMas Não Muito” (1988) e Jeff Daniels e Melanie Griffith em “Selvagem e Perigosa” (1986).
Jonathan Demme também se envolveu com a música pop. Em 1984, dirigiu “Stop Making Sense”, filme de culto que protagonizava o grupo nova-iorquino Talking Heads tocando ao vivo num dos espectáculos da tournée de promoção do disco “Speaking in Tongues”. No ano seguinte, realizou o vídeo promocional do single “The Perfect Kiss”, da banda inglesa New Order. O vídeo fugia completamente do chamado “padrão MTV”: em vez de mostrar o grupo dobrando a canção em playback, mostrava os elementos da banda a tocar ao vivo num estúdio, com planos quase sempre fechados nos rostos dos músicos (que não olhavam para as câmaras) e nas mãos deles tocando os instrumentos. Demme tornou-se um fã do pop-rock electrónico dançante dos New Order e passou a usar músicas de grupos nas bandas sonoras de alguns dos seus filmes, como Temptation em “Selvagem e Perigosa” e Bizarre Love Triangle em “Viúva… Mas Não Muito”.
Uma das suas características era o modo como as personagens olhavam directamente para a câmara. Outra das suas marcas, eram os créditos finais dos seus filmes: em quatro deles, aparece a frase em português «A Luta Continua», juntamente com o símbolo do MFA (Movimento das Forças Armadas), em memória do 25 de Abril de 1974 em Portugal, também conhecido como a Revolução dos Cravos, uma data histórica que o marcou profundamente.
Jonathan fundou a sua própria produtora de cinema, Clínica Estético, com os produtores Edward Saxon e Peter Saraf. Ela esteve sediada em Nova Iorque durante quinze anos.
Jonathan Demme teve três filhos. Morreu aos 73 anos, devido a complicações relacionadas com um cancro no esófago.
Entre os prémios recebidos, para além do Oscar, foi galardoado com um Globo de Ouro de Melhor Realizador (1991) e nomeado para o BAFTA de Melhor Realizador e para o César de Melhor Filme, ambos também em 1991. Recebeu ainda o Urso de Prata de Melhor Realizador, no Festival de Berlim/1991.
Era um defensor dos Direitos do Homem e fundador da associação Artists for Democracy in Haïti.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...