quinta-feira, 11 de abril de 2019

11 DE ABRIL - MARK WAINBERG


EFEMÉRIDE - Mark A. Wainberg, médico, biologista e investigador canadiano, morreu na Flórida, EUA, em 11 de Abril de 2017. Nascera em Montreal, Canadá, no dia 21 de Abril de 1945. Era especializado em doenças infecciosas, tendo sido líder da luta contra o HIV no Canadá. Foi presidente da Sociedade Internacional de AIDS, de 1998 a 2000.
Completou os estudos na Universidade McGill em 1966 e, mais tarde, doutorou-se em Biologia Molecular na Universidade de Columbia (1972). Mudou-se depois para Jerusalém, a fim de aprofundar as suas pesquisas no Centro Médico Hadassah, da Universidade Hebraica.
Começou a trabalhar na Universidade McGill em 1974. Em 1984, fundou o McGill University AIDS Centre, centro de pesquizas sobre a SIDA.
Na década de 1980, foi aceite na empresa Pharma, de biotecnologia, e fez parte da equipa de investigação do doutor Bernard Belleau, que desenvolveu a “lamivudina”. Este fármaco, criado para combater o HIV, é utilizado hoje, juntamente com o “dolutegravir”, lançado comercialmente em 2013, para o tratamento eficaz da síndrome.
Em 2006, participou, como vice-presidente, na XVI Conferência Internacional de Aids, que teve lugar em Ontário, no Canadá.
No seu laboratório, pesquisou, principalmente, a transcriptase reversa do HIV, a base molecular da resistência aos medicamentos e a terapia genética.
Segundo Michel Sidibé, director executivo da ONUSIDA, «Mark Wainberg era um gigante da ciência do HIV e o seu trabalho contribuiu para salvar milhões de vidas».
Mark Wainberg era membro da Sociedade Real do Canadá (2000), oficial da Ordem do Canadá (2001) e oficial da Ordem Nacional do Quebec (2005). Em 2016, foi entronizado no Templo da notoriedade médica canadiana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...