segunda-feira, 15 de abril de 2019

15 DE ABRIL - CLEMENT FREUD


EFEMÉRIDE - Clement Raphael Freud, escritor, radialista e político de nacionalidade alemã, mas naturalizado britânico, morreu em Londres no dia 15 de Abril de 2009. Nascera em Berlim, em 24 de Abril de 1924. Era o filho mais novo do arquitecto Ernst Ludwig Freud e de sua esposa Lucie Brasch, ambos judeus. O avô foi o famoso psicanalista Sigmund Freud e o seu irmão mais velho é o pintor Lucian Freud. Em 1933, para fugir da Alemanha nazi, a família partiu para o Reino Unido, estabelecendo-se em Londres.
Clement foi educado na St Paul's School, uma escola independente para garotos, na capital londrina. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como um dos assistentes do marechal Montgomery.
Em 1950, Clement casou-se com June “Jill” Flewett. June inspirou a criação da personagem Lucy, no livro “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa”. O casal teve cinco filhos.
Freud tornou-se conhecido como um dos primeiros “chefs célebres” do Reino Unido, tendo - ainda jovem - trabalhado no luxuoso Dorchester Hotel e administrado o seu próprio restaurante na Sloane Square. Além disso, tinha várias colunas em revistas e jornais. Tornou-se uma figura familiar na televisão, fazendo comerciais de comida de cachorro.
De 1973 a 1987, Clement Freud foi membro do parlamento inglês pelo Partido Liberal, eleito pelo distrito eleitoral de Isle of Ely (mais tarde, North East Cambridgeshire). Foi o primeiro liberal judeu a ser eleito, depois de décadas. A vitória na eleição motivou-o a escrever uma autobiografia, intitulada “Freud Ego”. A sua saída do Parlamento foi marcada pela nomeação de Freud como Cavaleiro.
Durante sua carreira política, visitou a China ao lado de Winston Spencer-Churchill, o neto do primeiro-ministro Winston Churchill.
Sir Clement Freud também executou um monólogo para o álbum “Band on the Run”, da banda Wings, aparecendo inclusivamente na capa. Participou como membro de uma equipa, nos programas “Just a Minute” e “The News Quis”, da Radio 4. Em 1967, apareceu no primeiro episódio de “Just a Minute”, tomando parte em diversas séries desde então.
Em 1968, escreveu um livro infantil, intitulado “Grimble”. Seis anos mais tarde, escreveu uma sequência - “Grimble at Christmas”.
Em Outubro de 1974, foi eleito reitor da Universidade de Dundee, cargo que ocupou em dois períodos de três anos. Mais tarde, em 2002, foi eleito reitor da Universidade de St. Andrews, vencendo a feminista e académica Germaine Greer e o competidor local Barry Joss. Manteve esta posição durante um período.
Em Junho de 2016, portanto já depois do seu falecimento, foi anunciado que a polícia britânica ia abrir uma investigação a Clement Freud, que era acusado de pedofilia e que se aproximara da família de Madeleine McCann, após o desaparecimento em 2007 da criança inglesa, na Praia do Luz, no Algarve, onde Freud tinha uma casa de férias.
Um documentário intitulado “Exposure” do canal britânico ITV trouxe novas informações que poderiam ser incluídas pela polícia na investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann na praia da Luz.
No documentário, duas mulheres denunciam os abusos sexuais de que tinham sido vítimas entre os anos 1940 e 1970, às mãos de Clement Freud.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...