segunda-feira, 29 de abril de 2019

29 DE ABRIL - MARCELINO SAMBÉ


EFEMÉRIDE - Marcelino Sambé, bailarino clássico português, nasceu em Lisboa no dia 29 de Abril de 1994.
É amigo de infância do bailarino Telmo Moreira, tendo sido criados no bairro do Alto da Loba em Paço de Arcos e tendo tido aulas na mesma escola, a Escola de Dança do Conservatório Nacional, naquela altura dirigida pelo professor José Luís Vieira. Este, cinco meses após Marcelino ter ingressado na escola, levou-o ao concurso de dança do “Algarve Dançar-te”, onde obteve o primeiro lugar.
Marcelino nasceu Dia Mundial da Dança. filho de mãe portuguesa e pai guineense. Apesar do copo franzino, o seu destino estava traçado.
Ainda adolescente e já desenhava no espaço, em cada gesto, uma melodia musical que era interior e se expandia no ar, cheio de vida. A energia era muita. Marcelino não parava. Estava sempre em movimento, sempre a correr de um lado para outro. Dentro e fora das aulas.
Ele ria, dançava e fazia a festa nas aulas. A professora chamava a atenção. Exigia empenho. No final, deixava transparecer a doçura na voz que, poucos instantes antes, parecia zangada. Era um grupo de adolescentes, a maioria raparigas. O ambiente correspondia à alegria das suas idades. Mesmo num dia de distracção, via-se que a dança fazia parte dele.
O celular tocara, certa vez, a meio da aula. A professora ralhou. Ele foi a correr desligar. Corria a sorrir e a olhar para trás. Era miúdo, mas já conhecia as artimanhas da sedução. Pediu desculpas, ainda a correr, e disse: «Podia ser um jornalista...».
Marcelino somava prémios. Primeiro foram os nacionais. Em 2008, na China, venceu na categoria de Interpretação no Beijing International Ballet Invitation for Dance Schools. Conseguiu uma distinção do Youth American Grand Prix Competition, na categoria de júnior, em Nova Iorque.
Começou a actuar no Centro Comunitário do Alto da Loba, no grupo Estrelitas Africanas. Também ia a festas do bairro e a aniversários.
Em 2007, esteve no São Carlos, como parte do elenco do espectáculo “E Dançaram para Sempre”, de Clara Andermatt. Actuo também no CCB, como bailarino da ópera “Crioulo”. Estas foram experiências marcantes, que lhe abriram ainda mais o horizonte da dança.
Actualmente, Marcelino Sambé é solista na Royal Ballet School.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...