terça-feira, 30 de abril de 2019

30 DE ABRIL - ALFRED EDWARD HOUSMAN


EFEMÉRIDE - Alfred Edward Housman, professor, filósofo e poeta inglês, morreu em Cambridge no dia 30 de Abril de 1936. Nascera em Bromsgrove, em 26 de Março de 1859. Nas suas obras líricas, aliou a pureza do classicismo a uma inspiração romântica, triste e quase fatalista.
Depois dos estudos, trabalhou dez anos (1882/1892) num escritório de brevets, em Londres. Ocupava os seus tempos livres no estudo de clássicos.
A seguir, foi professor de Latim no University College, em Londres, passando depois para a Universidade de Cambridge (1911). Publicou uma grandiosa edição de Manílio (poeta) e textos críticos dos também poetas Juvenal e Lucano.
A sua primeira colectânea de versos tornou-o famoso: “A Shropshire Lad”, em 1896. Escreveu também, entre outros: “Últimos poemas”, em 1922; “Ainda alguns poemas”; e dois ensaios, dos quais o mais interessante e discutido foi “O nome e a natureza da poesia” (1933).
Morreu em Cambridge, mas as suas cinzas foram levadas para perto da sua terra natal, sendo sepultadas na Igreja St Laurence, em Ludlow. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...