sábado, 20 de abril de 2019

20 DE ABRIL - HERMAN BANG


EFEMÉRIDE - Herman Joachim Bang, escritor e jornalista dinamarquês, nasceu na pequena ilha de Als em 20 de Abril de 1857. Morreu em Ogden, Utah, no dia 29 de Janeiro de 1912, quando se aprestava para fazer uma série de conferências nos Estados-Unidos.
Bang era filho de um pastor evangélico. A mãe morreu quando ele era ainda muito pequeno.
Aos vinte anos, publicou dois volumes de ensaios críticos sobre o movimento realista. Em 1880, publicou o romance “Famílias Sem Esperança”, que despertou uma imediata atenção. O personagem principal era um jovem que tinha um relacionamento com uma mulher mais velha. O livro foi considerado obsceno e foi banido.
Depois de algum tempo em viagens, por Berlim, Viena e Praga, e de uma bem-sucedida tournée de palestras na Noruega e na Suécia, fixou-se em Copenhaga e produziu uma série de romances e colectâneas de contos que o colocaram na linha da frente dos romancistas escandinavos. Entre as suas histórias mais famosas, estão “Fædra” (1883) e “Tine” (1889).
Outras obras a destacar, são: “A Casa Branca” (1898), “Histórias Excêntricas” (1885), “Existências Silenciosas” (1886), “Vida e Morte” (1899), “O Anjo Miguel” (1902), um volume de poemas (1889) e “Dez Anos” (1891).
Influenciado nos seus primeiros livros pelo naturalismo francês, evoluiu para o impressionismo. É considerado um dos mestres da literatura dinamarquesa, no que respeita a retratos psicológicos femininos.  As suas obras descrevem, quase sempre, existências falhadas ou infelizes. Homossexual excluído pelos códigos morais da época, os seus sentimentos transparecem nas relações hétero dos seus personagens. Foi adaptado várias vezes ao cinema.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...