terça-feira, 2 de abril de 2019

2 DE ABRIL - NORBERTO COLLADO ABREU


EFEMÉRIDE - Norberto Collado Abreu, capitão cubano do barco “Granma”, que transportou Fidel Castro e 81 seus partidários, de Tuxpan, no México, para Veracruz, em Cuba (1956), morreu em território cubano no dia 2 de Abril de 2008. Nascera em Batabanó, em 23 de Fevereiro de 1921.
O desembarque no oeste de Cuba lançou a revolução cubana, que levaria ao derrube do presidente Fulgencio Batista, em 1959.
Collado Abreu ingressara na marinha cubana em Abril de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Participou no naufrágio do navio alemão “Unterseeboot 176”, em Maio de 1943, nas águas do nordeste de Havana.  
Depois da guerra, esteve preso pelas suas ideias de esquerda. Na prisão, encontrou Fidel Castro, também detido nessa época. Foram libertados quando de uma amnistia e exilaram-se no México, juntamente com outros revolucionários, entre eles o próprio irmão de Fidel.
O “Granma” partiu do México, na noite de 25 de Novembro de 1956, embarcando 82 eminentes partidários da Revolução Cubana, entre os quais Fidel, Raúl Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara. O barco dirigiu-se para a Província de Granma, no oeste de Cuba.
O desembarque ocorreu em 2 de Dezembro e marcou o início da revolução. Collado Abreu foi capturado pouco depois do desembarque. Ficaria preso até ao triunfo da Revolução de 1959. Continuou na marinha cubana até 1981, ano em que completou 60 anos. Morreu em 2008, vítima de problemas cardíacos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...