domingo, 21 de abril de 2019

21 DE ABRIL - JOSEP PALAU I FABRE


EFEMÉRIDE - Josep Palau i Fabre, escritor e crítico literário espanhol de expressão catalã, nasceu em Barcelona no dia 21 de Abril de 1917. Morreu na mesma cidade em 23 de Fevereiro de 2008.
As suas obras, multifacetadas, atravessaram o século XX. Ele é representativo da literatura catalã do pós-guerra e foi um perito mundial da obra de Pablo Picasso.
Filho de um pintor e decorador, Josep iniciou-se na criação literária, até ao fim dos anos 1930, particularmente no domínio da poesia.
Estuda Letras na Universidade de Barcelona e, durante os anos 1950, trabalhou activamente como colaborador de diversas revistas literárias. Além disso, era editor em La Sirena, tendo editado - por exemplo - as obras de Salvador Espriu.  De 1946 a 1961, residiu em Paris.
Além de poesias, publicou peças de teatro, novelas e ensaios, entre os quais se deve salientar os escritos sobre Picasso.
Palau i Fabre foi também um tradutor muito activo, tendo traduzido em catalão obras de Antonin Artaud, Arthur Rimbaud e Honoré de Balzac, assim como cartas de uma religiosa portuguesa. Os seus próprios livros foram traduzidos em vários idiomas.
Recebeu numerosos prémios e recompensas na Catalunha, o grau de oficial da Ordem das Artes e das Letras de França (2000), o doutoramento honoris causa da Universidade das Ilhas Baleares (2000) e o Prémio da Crítica Serra de Ouro pela sua obra completa (2006). Faleceu com 90 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...