quinta-feira, 4 de abril de 2019

4 DE ABRIL - FAITH DOMERGUE


EFEMÉRIDE - Faith Marie Domergue, actriz norte-americana, morreu em Santa Barbara no dia 4 de Abril de 1999. Nascera em Nova Orleães, em 16 de Junho de 1924.
Faith Domergue foi adoptada com menos de dois meses de idade, facto que os pais adoptivos nunca lhe revelaram (mais tarde, descobriu que era descendente de irlandeses e ingleses).
Ainda criança, mudou-se com a família para a Califórnia. Assinou com a Warner, aos quinze anos de idade, estreando-se nos grandes ecrãs, num papel não creditado, no drama “Blues in the Night” (1941). O produtor Howard Hughes comprou-lhe o contrato e, como era do seu jeito, deixou-a “de molho” até que completasse vinte e um anos. Deu-lhe, então, um papel secundário em “Young Widow” (1946). No mesmo ano, Faith começou a filmar “Vendetta”, mas o perfeccionismo de Hughes fez com que a produção fosse lançada somente em 1950, depois de passar pelas mãos de vários realizadores. Nesse meio tempo, Faith casou-se com o bandleader Teddy Stauffer e, no mesmo dia em que se divorciaram, 8 de Outubro de 1947, casou-se novamente, desta vez com Hugo Fregonese, realizador argentino radicado em Hollywood.
Após o filme “Where Danger Lives” (1950), de John Farrow, estrelado por Robert Mitchum, Faith conseguiu finalmente sair da “esfera” de Hughes e iniciar uma carreira errática como freelancer.
Beneficiada pelo casamento com Fregonese, fez vários filmes para a Universal, desde faroestes, como “Duel at Silver Creek” (1952), com Audie Murphy, até ficções-científicas, como o clássico “It Came from Beneath the Sea” (1955).
Na Columbia Pictures, brilhou no muito aplaudido “This Island Earth” (1955). Entretanto, após se divorciar de Fregonese, em 1958, a carreira de Faith entrou em declínio e ela passou a trabalhar sob contratos “filme a filme”, como em “Voyage to the Pre-Historic Planet” (1965), uma remontagem de um filme russo.
Filmou, em Itália, produções baratas, como “L'Omo dagli Occhi di Ghiacchio” (1971) e, por fim, caiu no horror dos filmes classe C, tendo encerrado assim uma carreira recheada de equívocos.
Faith também trabalhou intensamente na televisão, onde foi convidada em inúmeras séries, entre elas: “Perry Mason”, “Bonanza” e “Have Gun - Will Travel”.
Teve dois filhos, ambos com Hugo Fregonese. Em 1966, casou-se pela terceira vez, então com o agente italiano Paolo Cossa. Esta foi a sua união mais duradoura, pois só chegaria ao fim com a morte dele, em 1992. Em 1999, foi a vez de   Faith falecendo, vitimada de cancro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...