quarta-feira, 10 de abril de 2019

10 DE ABRIL - MAYA GABEIRA


EFEMÉRIDE - Maya Reis Gabeira, surfista profissional brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Abril de 1987. É bastante conhecida, em virtude dos muitos troféus conquistados ao redor do mundo. É filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira e da estilista Yamê Reis.
Maya começou a surfar em 2003, aos 14 anos, matriculando-se numa escolinha de surfe na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. Iniciou-se a competir aos 15 anos de idade e, aos 17, quando passou a morar na Havaí, conheceu o surf de ondas grandes e resolveu dedicar-se a esta especialidade.
Foi vencedora do Billabong XXL Global Big Wave Award quatro vezes consecutivas (2007 a 2010), na categoria Melhor Performance Feminina.
Em 2008, tornou-se a primeira mulher a surfar no mar do Alasca.
Em Agosto de 2011, na bancada de Teahupoo, no Taiti, Maya caiu durante uma manobra e foi atingida por uma série de ondas, tendo de ser resgatada pela equipa de apoio. Depois deste episódio, a surfista passou a treinar apneia estática na piscina e mergulho livre no mar, alcançando a marca de quatro minutos debaixo de água.
Em 2012, venceu pela quinta vez o prémio Billabong XXL Global Big Wave Award.
No final de Outubro de 2013, Maya tentava bater o seu recorde de maior onda surfada, na Nazaré (Portugal), quando sofreu uma queda. A atleta foi resgatada inconsciente por Carlos Burle num jet ski, que a puxou até a areia da Praia do Norte, onde foi reanimada por socorristas. Levada para o hospital de Leiria, apenas tinha um tornozelo fracturado.
Em Janeiro de 2018, tentou novamente bater o recorde de maior onda surfada no mar da Nazaré. Desta vez, teve êxito ao surfar uma onda de 20,7 metros e entrou para o “Guiness Book”, o livro dos recordes, como a primeira mulher a surfar uma onda ilimitada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...