quarta-feira, 17 de abril de 2019

17 DE ABRIL - BARBARA BUSH


EFEMÉRIDE - Barbara Pierce Bush, esposa do ex-presidente norte-americano George H. W. Bush e primeira-dama dos Estados-Unidos de 1989 a 1993, morreu em Houston no dia 17 de Abril de 2018. Nascera em Nova Iorque, em 8 de Junho de 1925. Era mãe do ex-presidente dos Estados-Unidos George W. Bush (2001/2009) e do ex-governador da Flórida, Jeb Bush (1999/2007).
Barbara cresceu no subúrbio de Rye, perto da cidade de Nova Iorque. Foi num baile. no Natal de 1941, que conheceu George, um jovem formando da Phillips Academy em Andover. Um ano e meio depois, os dois ficaram noivos, pouco antes de George ir para a Segunda Guerra Mundial, como piloto.
Quando regressou, Barbara saiu do Smith College, em Northampton. Duas semanas mais tarde, em Janeiro de 1945, realizou-se o casamento.
Depois da guerra, George formou-se na Universidade Yale e, então, mudou-se para Midland, no Texas, iniciando carreira na indústria petrolífera. Tiveram seis filhos.
Ela cuidava da família, enquanto o marido viajava e assumiu diversos cargos atribuídos pelo governo. Viviam em Houston, mas tinham uma residência de Verão em Kennebunkport, no Maine. Frequentemente, eram convidados de honra na Casa Branca.
Em 1974, George H. W. Bush foi nomeado embaixador na China. Barbara efectuava, aos 50 anos, a sua primeira viagem ao estrangeiro. Um ano mais tarde, foi o regresso a Washington, com a nomeação de G. Bush para a direcção da CIA. Em 1981, foi eleito para vice-presidente de Ronald Reagan. O casal Bush efectuou, então, numerosas viagens através do Mundo.  Barbara Bush contribuíu activamente para as campanhas eleitorais do marido.
Barbara escreveu dois livros: “Millie's Book”, em 1990, e a sua autobiografia, “Barbara Bush: A Memoir”, em 1994. Em 2003, publicou ainda “Reflexões”. Duas escolas no estado do Texas foram baptizadas com o seu nome. Ela administrava a sua própria fundação, a Barbara Bush Foundation.
Barbara Bush tinha uma obstrução pulmonar crónica, que prejudicava a sua capacidade cardíaca. Após vários anos de saúde frágil e diversos internamentos, em 15 de Abril de 2018, foi emitido um comunicado informando da sua decisão de não mais receber cuidados médicos e que desejava passar o resto dos seus dias junto da família. Dois dias depois, Barbara Bush faleceu em sua casa, junto dos familiares, como era seu desejo. Tinha 92 anos. O marido faleceu sete meses mais tarde, em Novembro de 2018, com 94 anos.
Barbara era muito popular e considerada a matriarca do clã Bush. Na Casa-Branca, dedicara-se também à alfabetização de famílias desfavorecidas, o que levou depois à criação da sua Fundação. Em 1990, conseguiu pôr à disposição da Fundação um milhão de dólares, graças à venda do seu primeiro livro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...