sexta-feira, 16 de agosto de 2019

16 DE AGOSTO - JULES LAFORGUE


EFEMÉRIDE - Jules Laforgue, poeta inovador e romancista francês, nasceu em Montevideu no dia 16 de Agosto de 1860. Morreu em Paris, em 20 de Agosto de 1887. Muitas vezes é considerado como um poeta simbolista, porém, mais frequentemente, é classificado como decadentista.  Críticos e comentaristas da sua obra têm defendido igualmente uma influência do Impressionismo na sua poesia.
Filho de pais franceses, nasceu no Uruguai. Tinha 6 anos, quando a família regressou à França. Jules Laforgue fixou-se em Paris, em 1877.
Publicou os seus primeiros poemas em revistas, no ano de 1879. Em 1880, conheceu Paul Bourget, que se tornou o seu protector.
Escreveu, em 1881, o romance “Stéphane Vassiliew” (só publicado em 1943). Costumava visitar com frequência o Museu do Louvre e passava os dias em bibliotecas, quase sem comer. Assistiu aos cursos de Hippolyte Taine, na escola de Belas Artes, e interessou-se efectivamente pelo Impressionismo.
Em 1882, foi viver na Alemanha, nomeado Leitor de francês pela imperatriz Augusta, esposa de Guilherme I. Escreveu artigos para diversas revistas e o seu primeiro livro de poemas, “Les complaintes”, foi publicado em 1885, à sua custa.
Em 1886, casou-se com a inglesa Leah Lee em Londres e foi viver com ela em Paris, no ano seguinte. Colaborou no jornal “Le Figaro”"e na “Revue Indépendante”. O casal passou por grandes dificuldades financeiras e ele contraiu a tuberculose, vindo a falecer quatro dias após completar 27 anos.
Filosoficamente, ele foi um discípulo do pessimismo de Schopenhauer, o que o alinhava com o Decadentismo. O Budismo, Heine e Taine também influenciaram as suas abordagens temáticas. A combinação incomum destes elementos contribuiu para um discurso diferente do que era utilizado por todos os outros poetas da época.
Formalmente, Laforgue também evitou a coesão tradicional e a univocidade. Nas suas experiências linguísticos, o poeta usou a ironia, a frase corrente e coloquial, inclusive o balbuciar e a descontinuidade sintáctica. Toda a sua poesia, além disso, está repleta de exclamações e interjeições, o que se traduz num ritmo entrecortado e muito marcante.
Tradutor de Walt Whitman, Laforgue foi um dos primeiros poetas franceses a escrever em verso livre, o primeiro a fazê-lo de forma sistemática. A sua poesia causou igualmente grande impacto sobre os surrealistas.
A maior parte da sua obra foi publicada postumamente. Sua mulher morreria um ano depois, em Londres, vítima da mesma doença.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...