sexta-feira, 30 de agosto de 2019

30 DE AGOSTO - AXEL STORDAHL


EFEMÉRIDE - Axel Stordahl, trompetista, arranjador musical e líder de bandas norte-americano, morreu em Encino, Califórnia, no dia 30 de Agosto de 1963. Nascera em Staten Island, Nova Iorque, em 8 de Agosto de 1913. 
Foi muito conhecido pelo seu trabalho junto do então muito jovem Frank Sinatra, nos anos 1940, por conta da Columbia Records. Com as suas sofisticadas orquestrações, Stordahl ajudou a trazer arranjos pop para a era moderna. 
Axel, filho de noruegueses, tinha como seu nome original Odd Stordahl. Durante as décadas de 1920 e 1930, tocou trompete em diversas bandas de jazz. Em 1935, enquanto se organizava para tocar na banda de Bert Block, Tommy Dorsey contratou-o e, junto com ele, contratou também outro trompetista (Joe Bauer) e o vocalista Jack Leonard. Os três formaram um grupo chamado The Three Esquires. Tommy permitiu que Axel desenvolvesse as suas técnicas como director musical, o que não significava que não tocasse também em alguns momentos. 
Foi na banda de Tommy Dorsey que conheceu Frank Sinatra, para o qual compôs músicas durante toda a década de 1940 e o começo dos anos 1950. Axel, provavelmente, foi o compositor que mais músicas fez para Sinatra e foi muito importante para a carreira dele pois, quando se conheceram, Sinatra ainda não tinha experiência e Stordahl ajudou-o a arranjar músicas para o seu tipo de voz. 
Apesar de ter colaborado bastante com Frank Sinatra, também trabalhou para outros grandes cantores como Bing Crosby, Doris Day, Dean Martin, Eddie Fisher e Dinah Shore. 
Casou com June Hutton, cantora que substituiu Jo Stafford nos Pied Pipers, grupo de cantores que também trabalhou com Tommy Dorsey e Sinatra, no início da carreira deste último. Faleceu aos 50 anos, vítima de cancro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...