segunda-feira, 26 de agosto de 2019

26 DE AGOSTO - LEE DE FOREST


EFEMÉRIDE - Lee De Forest, físico e inventor norte-americano, nasceu em Council Bluffs no dia 26 de Agosto de 1873. Morreu em Hollywood, em 30 de Junho de 1961. Registou cerca de 300 patentes em seu nome. 
De Forest pesquisou componentes e aparelhos dedicados para a gravação e reprodução de sons, assim como instrumentos de aplicação nos campos da electromedicina e da telefonia. 
Desenvolveu centelhadores com circuitos sintonizados, que seriam futuramente utilizados em bisturis electrónicos, embora este feito não lhe seja atribuído oficialmente. 
A sua vida académica no campo da física iniciara-se em 1893, quando entrou na Universidade de Yale, doutorando-se em Física em 1899. 
Trabalhou em pesquisas sobre electricidade e propagação de ondas electromagnéticas. Compôs uma tese sobre reflexão de ondas hertzianas. Este trabalho teórico é considerado um dos primeiros que trataram sistematicamente o fenómeno da radiotransmissão e radio recepção. 
Em 1907, De Forest patenteou a válvula tríodo e desenvolveu um detector electrolítico para ondas de rádio. No mesmo ano, transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova Iorque, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas com audiência, embora académica. 
Em 1908, transmitiu sinais radiofónicos do alto da Torre Eiffel, em Paris. Esta transmissão experimental foi captada pelos postos militares da região, comprovando desta forma a possibilidade da rádio para fins bélicos.
Começando por ser esquecido pelos historiadores do cinema, Lee De Forest recebeu, em 1959/1960, um Oscar e uma estrela no Hollywood Walk of Fame
Esteve implicado em numerosos processos relativos aos seus brevets. Perdeu a fortuna que tinha acumulado graças às suas invenções. Vendeu a sua sociedade de fabrico de rádios à RCA em 1931. Em 1934, os tribunais julgaram o caso que o opunha a Edwin Howard Armstrong.  De Forest ganhou a batalha judiciária, mas perde a opinião pública, depois do suicídio de Armstrong em 1954.
Lee De Forest esteve casado, de 1907 a 1911, com Nora Stanton Blatch Barney, a primeira mulher engenheira norte-americana (1905).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...