quinta-feira, 29 de agosto de 2019

29 DE AGOSTO - PRESTON STURGES


EFEMÉRIDE - Preston Sturges, de seu nome original Edmond Preston Bidden, actor, guionista, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Chicago no dia 29 de Agosto de 1898. Morreu em Nova Iorque, em 6 de Agosto de 1959.
Actuou em peças teatrais na Broadway, fixando-se depois em Hollywood. Ganhou o Oscar de Melhor Guião Original em 1941, com o filme “The Great McGinty”, sendo o primeiro vencedor nesta categoria.
Preston Sturges, nos anos 1930, revolucionou a comédia screwball, escrevendo diálogos que, ouvidos hoje, soam extremamente naturais, maduros e à frente do seu tempo, apesar das situações diferentes.
Sturges foi o primeiro guionista a realizar os seus próprios guiões. Entre 1939 e 1945, dirigiu vários filmes de sucesso. Isso levou-o a tornar-se realizador independente, mas não durou muito tempo, devido a uma série de fracassos e à sua reputação de perfeccionista e gastador, o que fez com que nenhum estúdio quisesse mais trabalhar com ele. 
Foi casado quatro vezes e teve três filhos. Faleceu aos 60 anos, vítima de ataque cardíaco. Durante a sua carreira, escreveu 37 guiões, realizou 12 filmes, produziu dois e foi actor em três. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...