domingo, 4 de agosto de 2019

4 DE AGOSTO - PAUL MURRY


EFEMÉRIDE - Paul Murry, desenhador norte-americano que ficou especialmente conhecido por desenhar - para a Disney Piuctures - as aventuras de Mickey Mouse, entre 1950 e 1984, morreu em Palmdale no dia 4 de Agosto de 1989. Nascera em Saint Joseph, em 25 de Novembro de 1911. Desenhou 330 histórias, com o Mickey como personagem principal.
O início da vida profissional de Paul Murry foi como fazendeiro. Mais tarde, decidiu ser desenhador e, em 1937, começou a trabalhar numa tipografia. O dono da empresa contratou-o, depois de ter visto alguns desenhos feitos por Murry. Num concurso, ganhou como prémio um piano novo, instrumento que, no ano seguinte, financiaria a sua viagem até Hollywood para um período de experiência num emprego na Disney.
Naquela época, as bandas desenhadas da Disney eram publicadas apenas em tiras de jornais. Assim, Paul Murry procurou emprego como animador de desenhos da Disney para o cinema. Trabalhou principalmente para Fred Moore, que era um dos principais animadores da Disney e que, essencialmente, havia criado o Mickey moderno. Esta foi a razão principal que mais estimulou Murry a, posteriormente, desenhar o Mickey. Além de curtas-metragens, trabalhou nas longas-metragens “Pinóquio”, “Dumbo”, “Você já foi à Bahia?” e “A canção do Sul”, todas contendo personagens que, mais tarde, utilizaria nas bandas que veio a desenhar.  
Paul Murry produziu BD para a Disney de 1943 até 1984 e, apesar de nunca ter feito o guião de uma história sequer, desenhou um total de 757 histórias, entre bandas de jornal e histórias publicadas em revistas, a maior parte para a editora Dell Comics. Pelas suas mãos, além do Mickey, Pateta, Minnie e Pluto, passaram personagens tão distintos como o Zé Carioca, o galo Panchito, o Superpateta, Gilberto, os vilões Mancha Negra, etc.
O seu último trabalho foi publicado na “Walt Disney's Comics and Stories” nº 510, quando esta revista foi descontinuada, sendo retomada somente dois anos mais tarde, pela editora Gemstone.
O primeiro número da revista mensal “Mickey”, lançada em Portugal em Abril de 1980, pela Editora Abril, contava com três histórias de P. Murry: “Em Busca do Selo da Fortuna”, “Uma história sem nome” e “Intelijumência”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...