quinta-feira, 8 de agosto de 2019

8 DE AGOSTO - ESTHER WILLIAMS


EFEMÉRIDE - Esther Jane Williams, nadadora de competição, modelo e actriz norte-americana, nasceu em Inglewood no dia 8 de Agosto de 1921. Morreu em Beverly Hills, em 6 de Junho de 2013.
Era a filha mais nova de uma família com cinco filhos. Esther começou a nadar desde criança, na piscina pública da sua cidade. Antes de entrar para o cinema, Williams, foi campeã nacional dos 100 metros livres em 1939 e estava prevista a sua convocação para as Olimpíadas de 1940, que não se realizaram em virtude do início da Segunda Guerra Mundial.  Frequentou a Universidade da Carolina do Sul e foi modelo profissional.
Esther Williams acabaria por se decidir pelo mundo do espectáculo e começou a realizar apresentações com o também nadador Johnny Weissmüller, famoso pelos seus êxitos olímpicos e pelos seus filmes como Tarzan.
Foi neste contexto que, em 1940, foi descoberta pela Metro-Goldwyn-Mayer, produtora com a qual assinou contrato. Ao lado de Mickey Rooneyn no filme “Andy Hardy’s Double Life”, estreou-se no cinema aos 20 anos de idade e, em 1944, ao actuar em “Bathing Beauty”, alcançou o estrelato, passando a figurar entre as grandes actrizes da MGM.
Divorciada, em 1944, do dr. Leonard Kouner (com quem se havia casado no ano anterior), voltou a casar-se no ano seguinte com o actor Ben Gage, de quem também se divorciou. Teve três filhos e foi igualmente casada com o actor Fernando Lamas, o latin lover do cinema americano.
Foi eleita como uma das estrelas com mais público em 1950, além de ser considerada a Sereia de Hollywood e a rainha dos filmes musicais dos estúdios MGM, invariavelmente em espectáculos aquáticos.
Em 1952, Esther estreou um dos seus maiores sucessos de bilheteria, “Million Dollar Mermaid”, uma história real na qual viveu o papel da própria Annette Kellerman, pioneira da natação sincronizada.
Como muitas outras grandes estrelas da época dourada de Hollywood, a maturidade de Esther também não foi muito feliz, principalmente quando o seu casamento com o ex-galã latino Fernando Lamas pareceu começar a degradar-se. Em Dezembro de 1974, aos 53 anos de idade, foi presa por estar a conduzir alcoolizada. Foi solta após duas horas de detenção, depois do marido pagar uma fiança.
Abandonou o cinema, para se dedicar à família, na década de 1960.
Em 6 de Junho de 2013, Esther Williams faleceu durante a noite, enquanto dormia, aos 91 anos de idade. Tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...