terça-feira, 6 de agosto de 2019

6 DE AGOSTO - JOHN HUGHES


EFEMÉRIDE - John Wilden Hughes Jr., guionista, realizador e produtor de cinema norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 6 de Agosto de 2009. Nascera em Lansing, em 18 de Fevereiro de 1950. Ficou famoso por ter escrito e dirigido filmes que se tornaram clássicos da década de 1980 e início dos anos 1990.
Foi criado nos arredores de Chicago, que viriam a ser cenário da maioria dos seus filmes. Não finalizou os seus estudos na Universidade de Estado do Arizona.
Autor de sketchs para comediantes, ingressou em 1979 na revista de humor National Lampoon. A sua escrita chama a atenção de alguns estúdios, para os quais viria a escrever os seus primeiros dois guiões, destinados a dois filmes com a chancela da “National Lampoon”. Trabalhou igualmente, como director criativo. numa agência de publicidade.
No início da década de 1980, começou a produzir guiões, algumas vezes com o pseudónimo de ‘Edmond Dantès’, uma homenagem ao personagem principal do romance “O Conde de Monte Cristo”.
Os seus maiores sucessos, como realizador, foram filmes voltado para o público jovem, como “Clube dos Cinco”, “Esqueceram de Mim”, “Férias Frustradas” (como guionista), “Gatinhas e Gatões” e “Mulher Nota Mil”, conseguindo, em 1986, dois dos dez maiores sucessos de bilheteira dos EUA, com “Curtindo a Vida Adoidado” e “A Garota de Rosa Shocking”.
Tímido e nerd, era uma pessoa comum na sua vida pessoal e, assim, os seus personagens continham muito das suas características. Outra característica dos seus filmes era a apresentação de cenas extras, após os créditos finais. Foi um dos realizadores que mais influenciou a geração que teve a adolescência durante a década de 1980.
Faleceu aos 59 anos, de ataque cardíaco, ao caminhar em Manhattan, na cidade de Nova Iorque.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...