segunda-feira, 19 de agosto de 2019

19 DE AGOSTO - IAN GILLAN


EFEMÉRIDE - Ian Gillan, cantor de rock britânico que se tornou conhecido em todo o mundo como vocalista e compositor da banda de rock Deep Purple, nasceu em Hounslow no dia 19 de Agosto de 1945. Participou em diversas formações da banda, incluindo a considerada clássica. Gillan também cantou na Black Sabbath, gravando o disco “Born Again”, lançado em 1983.
Inicialmente influenciado por Elvis Presley, Gillan liderou vários grupos em meados dos anos 1960, nomeadamente o Episode Six, mas o seu primeiro encontro com o sucesso foi depois de ingressar no Deep Purple em 1969.
Depois de uma carga de trabalho, quase sem parar, em que gravaram seis álbuns, as relações problemáticas com a banda, especialmente com o guitarrista Ritchie Blackmore, levaram à demissão de Gillan, em Junho de 1973, depois de ter dado um longo prazo de pré-aviso aos empresários.
A sua alcunha mais famosa é a de “Silver Voice” (“Voz de Prata”), salientando assim o seu grande potencial vocal. Gillan é considerado um dos maiores cantores de heavy metal de todos os tempos. Ficou em 4° lugar, numa eleição da rádio digital Planet Rock, e em 43º na revista especializada em heavy metalHit Parade”.
Algumas lendas sobre Gillan dão conta que ele usaria umas calças muito apertadas, para potenciar os gritos em “Child in Time”, e que cantaria nu em estúdio, durante as gravações, para se sentir mais à vontade.
Ian começara a sua carreira na adolescência, como vocalista de diversas bandas de hard rock inglesas, como: The Sweet, The Javelins e Episode Six.
Jon Lord e Ritchie Blackmore convidaram Ian Gillan para substituir Rod Evans como vocalista do Deep Purple, após assistirem a uma das suas apresentações na Episode Six, em 1969.
Gillan permaneceu no Deep Purple, numa das fases mais aclamadas da banda, gravando diversos álbuns.  Durante esta época, participou ainda na opera rock “Jesus Christ Superstar”, fazendo a voz de Jesus Cristo, numa produção original de 1970.
Continuou a cantar, a solo ou dando voz a diversos grupos. Dedica-se igualmente a causas humanitárias, desde o sismo na Arménia em 1991, que fez mais de 20 000 mortos e destruiu milhares de habitações. Juntamente com vários amigos músicos, financia também uma escola de música, inaugurada em 2013, em Erevan, a capital daquele país. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...