domingo, 18 de agosto de 2019

18 DE AGOSTO - ROBERT REDFORD


EFEMÉRIDE - Robert Redford, actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Santa Monica no dia 18 de Agosto de 1936. Tem origens inglesa, irlandesa e escocesa. Actuou principalmente m nas décadas 1960/70, sendo então considerado um dos maiores sex/symbols masculinos do cinema americano.
Depois de estudos de Pintura na Universidade do Colorado, de Comédia na American academy of dramatics arts (Nova Iorque) e de estadias em Paris e Florença, iniciou uma carreira profissional no teatro, nos anos 1950.  Fez igualmente algumas séries televisivas.
Como actor de cinema, protagonizou alguns dos maiores sucessos de Hollywood, na época, como “The Chase”, “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, “Barefoot in the Park”, “Three Days of the Condor”, “Jeremiah Johnson”, “The Sting”, “All the President’s Men” e, mais recentemente, em filmes como “Indecent Proposal”, “Spy Game, Captain America: The Winter Soldier” e “Avengers: Endgame”.
Como realizador, ficou consagrado ao receber o Oscar de Melhor Realizador, com “Ordinary People”, em 1981.  Realizou “The Milagro Beanfield War”, onde dirigiu a actriz brasileira Sónia Braga.
No fim da década de 1980, criou o maior festival americano de filmes independentes, o Sundance Film Festival.
É filiado no NRDC (Natural Resources Defense Council) e dirige a Redford Foundation. Defende direitos dos índios dos Estados Unidos e causas ecológicas, sendo membro de honra da ONG Green Cross International.
Recebeu um Oscar de Honra pelo conjunto da sua obra, em 2002.
Em Novembro de 2016, com 80 anos, anunciou o fim da sua carreira de actor, para se poder dedicar à realização.
Esteve casado com Lola Van Wagenen, desde Setembro de 1968, tendo tido quatro filhos. Divorciaram-se em 1985. Voltou a casar-se, em Julho de 2009, com a pintora Sybille Szaggars, com quem já vivia desde 1996.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...