sábado, 24 de agosto de 2019

24 DE AGOSTO - LEONID STADNIK


EFEMÉRIDE - Leonid Stepanovich Stadnik, veterinário ucraniano que ganhou notoriedade devido à sua elevada estatura, morreu em Oblast de Jitomir no dia 24 de Agosto de 2014.  Nascera no mesmo local em 5 de Agosto de 1970.
Chegou a ser considerado o homem mais alto do mundo, segundo o “Guinness World Records”. O “Ukrainian Book of Records” reconheceu em 2008 uma altura de 2,57 m.
Entretanto, em Agosto de 2008, num anúncio do editor-chefe do “GWR”, Craig Glenday, o título de homem mais alto foi devolvido a Bao Xishun, nativo da Mongólia, com 2,36 m, ex-detentor do recorde, após a recusa de Stadnik de ser medido sob as directrizes estabelecidas pelo Guinness
No anúncio de Glenday, ele escreveu: «Nós percebemos que há muito interesse e entusiasmo nests categoria relacionada com a altura. Por isso, é importante demais para ser certificada por apenas um médico». E ele completou, «Então, decidimos esclarecer as coisas completamente, para ter certeza de que não há dúvidas».
O crescimento excessivo de Stadnik começou após uma cirurgia no cérebro, aos 14 anos de idade. Ele desenvolveu um tumor na hipófise, que causou uma secreção em larga escala de hormônios do crescimento, resultando num gigantismo acromegálico. 
Trinta anos após a cirurgia, os médicos descobriram que o tumor desaparecera misteriosamente e Leonid estava saudável e tinha parado de crescer. Muitas pessoas questionaram a legitimidade da altura exagerada, não apenas pelo facto de ele não ter sido medido pelo “Guinness World Records”, mas também porque o prof. Michael Besser, endocrinologista da London Clinic, creditado por tê-lo medido e «constatado» a altura, negou que o tivesse feito. Besser disse: «Não o medi. Eles pensaram que eu o tinha feito. Estavam enganados». 
Leonid morreu aos 44 anos de idade, vítima de uma hemorragia cerebral. Era veterinário cirírgico diplomado. Viveu sempre com a mãe, numa vila ucraniana. Dormia em duas camas coladas uma à outra. Pesava 200 kg, em Abril de 2009.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...