terça-feira, 20 de agosto de 2019

20 DE AGOSTO - ROBERT PLANT


EFEMÉRIDE - Robert Anthony Plant, cantor e compositor britânico, conhecido pelo seu trabalho como vocalista na banda de rock Led Zeppelin, nasceu em West Bromwich no dia 20 de Agosto de 1948.
Durante a sua carreira, Plant influenciou diversos artistas, como Freddie Mercury e Axl Rose. Actualmente, revitalizou o projecto The Band of Joy, banda à qual pertenceu em 1965, antes da Led Zeppelin.
Foi colocado em 15º lugar, na lista dos melhores cantores da história, pela revista “Rolling Stone”. Em 2006, a revista “Hit Parader” considerou-o como o «melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos». 
Robert começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes, com apenas 16 anos de idade, participando em diversas bandas. Fez a sua estreia em disco, gravando dois compactos (a solo) para a CBS
Em seguida à fase solo, Plant foi cantar numa banda chamada The Band of Joy, onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que tocaram juntos no Crawling King Snakes
Em 1968, Jimmy Page estava a reformular os Yardbirds, depois da saída de Jeff Beck do grupo. A ideia de Jimmy Page era formar um supergrupo e começou por chamar Steve Marriott (Small Faces) e Steve Winwood (Traffic). Porém, somente conseguiu a adesão de John Paul Jones. Para o vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas este inexplicavelmente recusou o convite e sugeriu Robert Plant, que na época cantava no Hobsweedle. Foi assim que Plant entrou para a banda que se iria chamar Led Zeppelin. Logo após ter sido entrevistado e aprovado por Page, Jones e Peter Grant (empresário do Led Zeppelin), Robert Plant participou numa sessão de gravações, em Setembro de 1968. 
Rapidamente, Plant tornou-se um dos maiores cantores de rock da história, com o seu estilo poderoso. Os agudos rasgados de Plant influenciaram mesmo vários cantores de rock e metal
Plant ficou doze anos no Led Zeppelin, até ao desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham. Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant pensou por vezes reerguer o Led Zeppelin, mas logo abandoava a ideia. 
Depois do fim do Led Zeppelin, Plant reiniciou a carreira a solo e lançou 15 discos. Fez algumas tournées, às vezes acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projecto intitulado “Page & Plant”, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin, alguns nunca tocados ao vivo. Também gravaram clipes para as músicas “Nobody´s Fault But Mine” e “Black Dog”. A união dos dois rendeu ainda um vídeo gravado em 1994. 
Em Dezembro de 2008, foi agraciado com o título honorífico de comandante do Império Britânico, pela rainha Isabel II. Em 2009, foi premiado em 5 categorias do Grammy Award

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...