sexta-feira, 23 de agosto de 2019

23 DE AGOSTO - VERA MILES


EFEMÉRIDE - Vera Miles, de seu verdadeiro nome Vera June Ralston, actriz norte-americana, nasceu em Boise City, Oklahoma, no dia 23 de Agosto de 1929
Foi eleita Miss Kansas em 1948. Casou-se três vezes: com Bob Miles, de 1948 a 1954; com Gordon Scott, de 1954 a 1959; e com Keith Larsen, de 1960 a 1971. 
Trabalhou na empresa financeira Western Union e foi diplomada pela Wichita North High School.
No princípio dos anos 1950, foi para Los Angeles, onde interpretou pequenos papéis no cinema e na televisão, como na comédia musical “Os Bastidores da Broadway (1951), onde conheceu Janet Leigh, que era a heroína do filme e com quem faria, nove anos mais tarde, o clássico de Alfred Hitchcock “Psicose”. 
Chamou a atenção dos produtores, que a fizeram assinar diversos contratos, com diferentes estúdios de publicidade.  
Sob contrato com a Warner Bros, protagonizou filmes como “The Charge At Feather River” (em 3 dimensões) e “House of Wax”. Interpretou também a namorada de Tarzan em “Tarzan's Hidden Jungle” (1955). Gordon Scott, que interpretava o herói, esposou-a em 1954.
Em 1956, o lendário John Ford ofereceu-lhe um papel secundário no western “A Prisioneira do deserto”, com John Wayne e Natalie Wood. O sucesso do filme lançou a sua a carreira. Fez então, sob a direcção de Robert Aldrich, “Folhas de Outono”, onde contracenou com Joan Crawford e Cliff Robertson. 
Um ano mais tarde, assinou um contrato com Hitchcock, que queria fazer dela uma «nova Grace Kelly». Começou por fazer um episódio da série televisiva “Alfred Hitchcock apresenta…”. Muito impressionado com o seu desempenho, ofereceu-lhe o papel de uma mulher desorientada, esposa de Henry Fonda, acusado erradamente de crimes, em “O Falso Culpado” (1956). O filme foi um êxito e Miles tornou-se a actriz fetiche de Hitchcock. 
Escolheu-a para “Suores frios”, com vontade deliberada de fazer dela uma grande estrela mundial. No entanto, atrasos da produção e a gravidez da actriz fizeram com que ela desistisse, para desespero do realizador, que foi obrigado a substitui-la por Kim Novak, actriz com quem estava sempre a discutir. 
Em 1960, Vera Miles volta a filmar com Hitchcock, interpretando a irmã de Janet Leight em “Psicose”. A sua performance neste filme é considerada a melhor da sua carreira.
Com John Wayne e James Stewart, protagonizou “O Homem que matou Liberty Valence”, dirigido por John Ford. Em 1968, voltou a contracenar com John Wayne em “Hellfighters”.  
A sua carreira toma um rumo inesperado quando assinou um contrato com The Walt Disney Company, interpretando vários filmes, ainda nos anos 1960. Na década seguinte, continuou a trabalhar para os estúdios da Disney. Nos anos 1980, interpretou várias séries televisivas. Em 1983, regressou ao seu papel mais célebre, o de Lila Crane, em “Psicose II”. 
Despediu-se dos ecrãs com “Dupla Personalidade”, em 1995, ano em que anunciou a sua reforma. Vive na Califórnia, recusando entrevistas, aparições públicas, etc.  Tem uma estrala no Hollywood Walk of Fame. Completa hoje 90 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...