domingo, 25 de agosto de 2019

25 DE AGOSTO - GENE SIMMONS


EFEMÉRIDE - Gene Simmons, de seu verdadeiro nome Chaim Witz ou Eugene Klein, cantor, baixista, guitarrista, autor-compositor e actor norte-americano, de origem israelita, fundador da banda de hard rock Kiss, nasceu em Haifa, Israel, no dia 25 de Agosto de 1949
Simmons é também conhecido por “The Demon”.  Participou em todos os álbuns do grupo. Contrariamente a muitas personalidades do rock, Simmons afirma «nunca ter consumido drogas, nunca ter fumado nem nunca ter bebido álcool em demasia, durante toda a sua vida».
É famoso pelo seu jeito demoníaco, durante os shows. Naturalizado norte-americano, foi professor primário. Entre as suas melhores composições. estão “Rock and Roll All Night”, “Shout It Out Loud”, “Christine 16”, “I Love It Loud” e “War Machine”. 
Foi eleito o 50° melhor baixista de todos os tempos pela equipa da “Loudwire” e o 29° melhor vocalista de heavy metal e hard rock de todos os tempos pela revista “Hit Parader”.  
Mudou-se com a a mãe para os Estados Unidos quando tinha nove anos, indo morar em Queens, Nova Iorque (durante a Segunda Guerra Mundial, a mãe esteve num campo de concentração nazi). Gene aprendeu inglês, lendo histórias de banda desenhada de super-heróis, livros de ficção científica e vendo filmes, particularmente os de terror (além de inglês, também fala hebraico, alemão e húngaro). Formou-se pelo Richmond College e ensinou inglês no Harlem espanhol. Aprendeu a tocar guitarra, mas preferiu o baixo porque, segundo ele, existiam muitos guitarristas e queria ser diferente.
Juntamente com Paul Stanley, fundou uma das mais importantes bandas de hard rock e heavy metal do mundo: Kiss, em Janeiro de 1973. Mulherengo convicto, tinha centenas de fotos das garotas com quem se relacionara (segundo ele, mais de 3 mil). Namorou com as cantoras Cher e Diana Ross. Casou-se em 2011, com a actriz Shannon Tweed, depois de viver mais de 23 anos com ela, com quem teve dois filhos. 
Depois do sucesso da banda nos anos 1970/1980, Gene começou a descobrir novas actividades. Na década de 1980, tentou a carreira de actor, estrelando filmes como “Runaway” (1985, da série “Magnum”) e “Wanted Dead or Alive”, entre outros. Gene resolveu ampliar os seus horizontes e passou a fazer várias participações em filmes e séries. Nessa época, deixou o Kiss um pouco de lado, coisa de que se viria a arrepender. 
Tem a sua própria revista “Gene Simmons Tongue Magazine” e o seu próprio selo (Simmons Records). Em Dezembro de 2001, lançou o livro “KISS And Make-up”, onde conta coisas inesperadas da banda. Em Agosto de 2006, estreou o seu reality showGene Simmons: Family Jewels”, no canal A&E, e devido ao seu sucesso, teve uma segunda temporada. 
Em 2009, promoveu um leilão beneficente para uma instituição, onde o produto que foi arrematado por quinze mil dólares era uma pedra retirada cirurgicamente de um dos seus rins.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...