quarta-feira, 28 de agosto de 2019

28 DE AGOSTO - RAIMUNDO PEREIRA


EFEMÉRIDE - Raimundo Pereira, advogado e político da Guiné-Bissau, membro do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), nasceu em Bissau no dia 28 de Agosto de 1956.
Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa, subiu todos os escalões do PAIGC até ser vice-presidente. Antigo ministro da Justiça, dirigiu a rádio nacional a partir de 1989 e depois a televisão nacional na fase experimental em 1991.
Depois do assassinato do presidente João Bernardo Vieira por membros do exército, em 2 de Março de 2009, Raimundo Pereira - como presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau eleito em 2008 - sucedeu interinamente a João Bernardo Vieira na chefia do Estado, segundo a constituição. Tomou posse do cargo no mesmo dia e convocou eleições para os 60 dias seguintes. 
Assumiu, de novo, a presidência interina, a partir de 9 de Janeiro de 2012, quando da morte de Malam Bacai Sanhá, presidente que tinha sido, entretanto, eleito.
Foi detido em Abril de 2012, após um golpe de estado, e exilou-se na Costa do Marfim. Regressou ao seu país em 2016, ano em que completou 60 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...