sexta-feira, 10 de junho de 2022

10 DE JUNHO - MÓNICA SINTRA

EFEMÉRIDE - Mónica Sintra, de seu verdadeiro nome Mónica Alexandra Correia Cachopo, cantora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 10 de Junho de 1978.

Em 1992, entrou para os Jovens Cantores de Lisboa, coro dirigido pela cantora Ana Faria, com quem gravou dois discos.

Participou num concurso musical do programa de televisão “Momentos de Glória”, da TVI, apresentado por Manuel Luís Goucha, onde obteve o 1º lugar.

Iniciou aulas de canto com a professora Cristina de Castro. Em 1994, lançou o seu registo de estreia “Tu És o Meu Herói”. Em 1995, lançou o disco “Bola de Cristal” através da mesma editora. Foi também nesta altura que ingressa no corpo voluntário dos Bombeiros de Sintra, actividade pela qual se tornou muito querida do público.

Em 1997, participou no projecto “De mãos dadas”, lançado pela editora Lusosom, com artistas como Claudisabel, Chiquita, António Rosa, Hugo Manuel, Nelo Ferreira, Miguel Moreno, Sandra Helena, Maria Mendes, Sérgio Agón, Jessé, Sérgio Nunes, Miguel Rivotti e Karla & Paquito.

Em 1998, com a gravação do disco “Afinal havia outra”, recebe o seu primeiro disco de platina, galardão que repete no ano seguinte com o disco “Na minha cama com ela”.

No ano de 2004, participou na revista Arre Potter, que é Demais”, no Parque Mayer. É lançado o livro A um Passo do Abismo”.

Em 2006, lançou o disco “À Espera de Ti”. que marcou um ponto de viragem na carreira da cantora. Dois anos depois, é editado Acredita”.

Foi mãe pela primeira vez em 8 de Dezembro de 2010, quando nasceu o filho Duarte.

Participou no projecto “Coração Português” com nomes como José Alberto Reis e Pedro Camilo. 2011 é o ano de “Um Grande Amor”, que teve produção de Ménito Ramos.

Presentemente continua a lançar álbuns de música portuguesa, a dar concertos e empresta ainda a sua voz a várias bandas sonoras televisivas.

A canção “Afinal havia outra” foi interpretada em versão inglesa pelo cantor David Fonseca a pedido dos Gato Fedorento e foi cantada na XXXVII Gala dos Tesourinhos Deprimentes.

Em 2018, participou no programa “A Tua Cara Não é Estranha” da TVI.

Foi comentadora convidada do “Late Night Secret”, da “Casa dos Segredos 7”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...