quarta-feira, 1 de junho de 2022

1 DE JUNHO - YARISLEY SILVA

EFEMÉRIDE - Yarisley Silva, atleta cubana, campeã mundial, especializada no salto à vara, nasceu em Pinar del Río no dia1 de Junho de 1987.

Primeira atleta de Cuba a atingir alto nível global nesta modalidade, conquistou a sua primeira medalha internacional nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe de 2006, seguida de uma medalha de bronze no Pan do Rio 2007.

Participou dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas não conseguiu classificação para a final, saltando apenas 4,15 m.

A sua carreira deu um grande salto neste ciclo olímpico e, três anos depois, foi campeã nos Jogos Pan-Americanos de 2011, disputados em Guadalajara, no México, depois de um duelo com a brasileira Fabiana Murer, campeã do Pan anterior, que se repetiria em várias ocasiões posteriores.

No Mundial de Daegu, pouco depois, ficou na 5ª posição com um recorde pessoal e regional de 4,70 m.

Em Londres 2012, ficou com a medalha de prata olímpica com um salto de 4,75 m, a primeira latino-americana a medalhar nesta modalidade em Jogos Olímpicos. No Moscovo 2013, ficou com o bronze na disputa do Campeonato Mundial.

Em 2015, foi novamente campeã do salto à vara nos Jogos Pan-Americanos, disputados em Toronto, no Canadá, com a marca de 4,85m, novo recorde pan-americano, depois de uma dura disputa com a brasileira Murer, numa prova com nível técnico superior ao dos Jogos de Londres, com Yarisley a vencer no último salto e a campeã olímpica Jennifer Suhr ficando apenas em 3º lugar.

O duelo com Murer repetiu-se um mês depois no Mundial de Pequim 2015; elas foram as duas últimas a sobrarem, mostrando o alto nível técnico que a prova teve no Pan de Toronto; Murer e Silva foram as únicas a saltar 4,85 m, sendo que a brasileira tinha precisado de menos tentativas para chegar até ali, ficando assim com a medalha de ouro garantida caso ninguém ultrapasse 4,90 m. Nas duas primeiras tentativas, nem Fabiana nem Yarisley passaram a marca, o que dava a medalha de ouro a Fabiana, faltando apenas um último salto para Yarisley Silva; na última tentativa, porém, a cubana, que precisou de três saltos para superar os 4,70 m, conseguiu ultrapassar 4,90 m, deixando para Fabiana a missão de igualar a marca - que nunca saltou, o seu recorde pessoal sendo de 4,85 m, que igualou na prova; Fabiana não a conseguiu ultrapassar ficando com a prata e Yarisley com o título mundial, a mesma posição das duas no Pan-americano de Toronto.

Na Rio 2016, ficou em 7º lugar, ultrapassando apenas a marca de 4,60 m.

No Campeonato Mundial de Atletismo de 2017, em Londres, Yarisley ficou com a medalha de bronze junto com a venezuelana Robeiylis Peinado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...