sábado, 4 de junho de 2022

4 DE JUNHO - ABEL KIRUI

EFEMÉRIDE - Abel Kirui, corredor queniano de longas distâncias, bicampeão mundial da maratona em Berlim 2009 e Daegu 2011, nasceu no Quénia em 4 de Junho de 1982.

Kirui começou a correr quando ainda cursava a escola primária no Quénia. Após terminar o ensino secundário, sem emprego, entrou numa corrida de recrutamento para a Polícia Administrativa, uma unidade de segurança do governo do Quénia, onde o vencedor seria contratado para a polícia. Ele venceu a prova, ganhou o emprego e a partir dali começou a treinar seriamente.

Em 2006, depois de se estrear na distância, na Maratona de Singapura, participou da Maratona de Berlim como “lebre” - corredores contratados para puxar o ritmo das provas durante uma determinada distância do percurso - mas mesmo assim terminou em 9º lugar.

Em Setembro de 2007, na mesma maratona, ficou em 2º lugar, perdendo apenas para o etíope Haile Gebrselassie, que bateu o recorde mundial. Em 2008, venceu a Maratona de Viena com 2h07m38s, novo recorde do percurso.

Em Abril de 2009, conseguiu o 3º lugar na Maratona de Roterdão, prova de alto índice técnico, com o expressivo tempo de 2h05m04, o sexto melhor do mundo até Agosto de 2009. Em Agosto do mesmo ano, sagrou-se campeão mundial em Berlim, com um novo recorde do campeonato mundial, 2h06m54s.

Depois dessa conquista, Abel não teve bons resultados nas temporadas de 2010 e 2011, mas, como campeão mundial, recebeu da Confederação Queniana o direito de defender seu título no Mundial de Daegu, em Setembro de 2011, onde novamente venceu a prova, em 2h07m38s, mais de dois minutos e meio à frente do segundo colocado, tornando-se bicampeão mundial.

Abel disputa provas entre os 3000 m em pista e a maratona, onde conseguiu os seus resultados mais expressivos. Também participante em provas de distâncias não-olímpicas, como as de 20 km e da meia-maratona, venceu a Meia-Maratona de Paderborn em 2007.

Nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, ele conquistou a medalha de prata na maratona, com o tempo de 2:08:27.

Vive na vila de Nabkoi, a 2 km da cidade de Kapsabet, na Província do Vale do Rift, no Quénia. É casado, tem um filho e é treinado pelo técnico italiano especializado em corredores de fundo, Renato Canova.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...