domingo, 5 de junho de 2022

5 DE JUNHO - NICKO MCBRAIN

EFEMÉRIDE - Nicko McBrain (nome artístico de Michael Henry McBrain), músico inglês de heavy metal, nasceu em Londres no dia 5 de Junho de 1952. É conhecido por ser o baterista da banda Iron Maiden, onde ingressou em Dezembro de 1982 e ali permanece desde então tendo gravado todos os discos. Anteriormente, fora baterista de bandas como Trust, Streetwalkers e Pat Travers.

Ficou em 13° lugar na lista dos 50 Melhores Bateristas de Hard Rock e Metal de todos os tempos do site Loudwire. Também apareceu na lista dos Melhores Bateristas da Actualidade no site MusicRadar.

Ao contrário da maioria dos bateristas de heavy metal, Nicko não é um utilizador frequente do pedal duplo (um mecanismo que permite tocar ritmos de notas musicais constantes no bumbo com os dois pés) tendo vindo por isso a desenvolver uma técnica incrivelmente rápida apenas com um pé, no qual consegue seguir perfeitamente os ritmos acelerados de Steve Harris no baixo.

Até hoje, Nicko apenas usou pedal duplo nas músicas “Face in the Sand” do álbum “Dance of Death” e na introdução da música “Satellite 15...The Final Frontier” do álbum “The Final Frontier”.

Ainda que ele escreva as partes de bateria nas canções da banda, em 2003 Nicko recebeu créditos por uma música pela primeira vez num disco do Iron Maiden, escrevendo as letras de “New Frontier” que faz parte do álbum “Dance of Death”. Contudo, McBrain já havia sido creditado por duas faixas que não entraram em discos: “Mission From ‘Arry” de 1984, que era na verdade uma gravação de uma discussão nos bastidores com Steve Harris, e “Nodding Donkey Blues” de 1992, que foram lado-B dos singles “2 Minutes to Midnight” e “Be Quick or Be Dead” respectivamente.

O nome “Nicko” tem origem na sua infância, mais precisamente no seu urso de pelúcia preferido que se chamava “Nicholas, the bear” (“Nicholas, o urso”) - que aparentemente era a sua companhia pessoal para todo o lado. Por causa disto, os seus pais passaram a chamar-lhe Nicky.

O termo “Nicko” surgiu quando Michael, em conjunto com o tecladista Billy Day, se reuniram com o gestor da CBS Records. Billy apresentou-o como «o meu baterista italiano - chama-se Neeko».

O nome agradou a Michael que decidiu desde então usá-lo como seu nome artístico, tendo efectuado apenas uma pequena adaptação ortográfica na palavra.

McBrain, desde jovem, queria aprender a tocar bateria, depois de ver Joe Morello tocando com o Quarteto Dave Brubeck na televisão. Tinha onze ou doze anos, quando o pai lhe comprar o primeiro kit de bateria. Posteriormente, ingressou em bandas de jazz, onde - no entanto - não viria a ter sucesso, devido principalmente ao seu estilo pesado que não combinava com a leveza do jazz. Posteriormente, Nicko ingressou no Heavy Metal, ao entrar no Iron Maiden.

Em meados de 1999, em companhia da sua esposa Rebecca, Nicko converteu-se ao cristianismo na igreja de Spanish River perto da sua casa em Boca Raton (Flórida).

Em 2010, Nicko foi convidado pelos seus amigos Ian Gillan e Tony Iommi para gravar algumas músicas, juntamente com os também músicos Mikko Lindström, Jon Lord e Jason Newsted, como parte do projecto de caridade Rock Aid Arménia, sendo que todos as receitas foram doadas para a reconstrução de uma escola de música danificada por um terremoto em Gyumri, na Arménia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...