segunda-feira, 27 de junho de 2022

27 DE JUNHO - MARIA JOÃO

EFEMÉRIDE - Maria João Monteiro Grancha, cantora portuguesa de jazz, nasceu em Lisboa no dia 27 de Junho de 1956.

É filha de pai português e mãe moçambicana. Na infância e adolescência, era considerada muito rebelde, tendo sido expulsa ou convidada a sair de 5 colégios. Na mesma altura, dedicou-se ao desporto durante vários anos, que lhe incutiam regras, tendo praticado natação, judo, karaté e aikido, onde chegou a ser cinturão negro.

Nos anos 1970, começou também a dar aulas de natação a crianças autistas. Foi apenas em 1976 que descobriu a paixão pela música, quando frequentou um curso de nadadora-salvadora e constatou que tinha uma boa voz.

Em 1982, um amigo desafiou-a a e inscrever-se na Escola de Jazz do Hot Club, em Lisboa. Na audição, improvisou o clássico de Cole Porter, “Night and Day”. Foi admitida de imediato. Ainda no Hot Club, em 1983, formou o seu primeiro grupo e estreou-se em concerto na abertura de um restaurante, onde fez uma série de improvisos e começou a apresentar-se em casas nocturnas de Lisboa.

Em 1985, lançou definitivamente a sua carreira, depois de ter recebido boas críticas graças à sua actuação no Festival de Jazz de Cascais. No mesmo ano, gravou o disco “Cem Caminhos” e fez uma digressão na Alemanha.

No ano seguinte, regressou ao estúdio para gravar o álbum “Conversa” e iniciou uma colaboração com a pianista japonesa Aki Takase. O contacto com a pianista marcou a viragem para um estilo e repertório mais seus, orientados para o free jazz.

Em 1990, nasceu o seu filho, João Carlos. Maria João voltou a Portugal, depois de viajar pela Europa, envolvendo-se num projecto com o grupo português Cal Viva, de Carlos Bica, José Peixoto, José Salgueiro e Mário Laginha.

Em 1992, Maria João trabalhou com a cantora Lauren Newton e em quarteto com Christof Lauer, Bob Stenson e Mário Laginha, participando igualmente no Europália e na Expo de Sevilha. No mesmo ano, assinou contrato com a editora Verve.

Com Mário Laginha, em 1994, formou um duo. Desta parceria, podem-se destacar os álbuns “Cor” (1998) - o qual evoca os 500 anos dos descobrimentos portugueses - e “Lobos, Raposas e Coiotes” (1999), no qual gravou duas famosas canções brasileiras, “Beatriz” e “Asa Branca”.

O álbum “Chorinho Feliz”, (2000), lançado em comemoração dos 500 anos da presença portuguesa no Brasil, contou com a participação de músicos como Gilberto Gil, Lenine, Helge A. Norbakken, Toninho Ferragutti e Nico Assumpção.

Em 2001, foi lançado o disco do projecto Mumadji, quarteto formado por Maria João, Mário Laginha, Helge Norbakken e Toninho Ferragutti.

Em 2003, foi lançado o álbum “Undercovers” com releituras de grandes sucessos da música universal - incluindo “O Quereres”, de Caetano Veloso. Em 2003, foi a directora da academia do programa “Operação Triunfo”, na RTP.

2004 foi o ano do disco “Tralha”, com temas originais de Mário Laginha.

Em 30 de Janeiro de 2006, foi agraciada com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2007, lançou a solo o disco “João”. Volta a colaborar na 3ª edição do programa “Operação Triunfo”.

Desde 2009, juntamente com o teclista João Farinha, lidera o projecto OGRE, banda que mistura jazz com música electrónica.

Em Junho de 2016, participou no Experimenta Portugal”, programa cultural promovido pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, em torno do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com uma apresentação musical no Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, com a Orquestra Jazz Sinfónica, sob regência do maestro João Maurício Galindo e com a participação dos guitarristas do fado Coimbra Ricardo Dias e Luís Ferreirinha.

Entre vários prémios conquistados, salientam-se: Prémio Revelação do Ano (1984), Prémio Nova Gente como intérprete feminina (1985) e Festival de Jazz de San Sebastian (1985).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...