domingo, 26 de junho de 2022

26 DE JUNHO - EDUARDO NASCIMENTO

EFEMÉRIDE - Eduardo Nascimento, cantor e músico português, nasceu em Luanda no dia 26 de Junho de 1943. Morreu em Lisboa, em 22 de Novembro de 2019.

Líder do conjunto angolano Os Rocks, participou num dos concursos de música ié-ié, realizados no Teatro Monumental, em Lisboa.

Em 1967, perenizou-se com o tema “O Vento Mudou”, vencedor do Festival RTP da Canção. A música foi representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, realizado em Viena, ficando em 12º lugar (ex-aequo com a Finlândia), entre dezassete países. Eduardo Nascimento foi dos primeiros cantores negros a pisar os palcos da Eurovisão, a par com Milly Scott, representante da Holanda em 1966. O tema viria a ser regravado pelos Delfins, por Adelaide Ferreira e pelos UHF.

Com Os Rocks, Nascimento gravou ainda dois EPs: um em 1967 (Decca Pep 1173), com as faixas “Wish I May”, “I Put A Spell On You”, “The Pied Piper” e “Only One Such As You”; o segundo em 1968 (Decca Pep 1233), com “Don’t Blame Me”, “With Your Hands”, “Hold My Hand” e “Something’s Gotten Hold Of My Heart”.

O cantor continuou a actuar com Os Rocks até 1969, altura em que voltou para Angola e abandonou a carreira musical. Posteriormente, veio a exercer funções na TAP e noutras companhias aéreas africanas.

Faleceu em 2019, vítima de doença prolongada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...