sábado, 25 de junho de 2022

25 DE JUNHO - HILLEL SLOVAK

EFEMÉRIDE - Hillel Slovak, guitarrista israelita, morreu em Los Angeles no dia 25 de Junho de 1988. Nascera em Haifa, em 13 de Abril de 1962. Conhecido principalmente por ter sido o guitarrista fundador da banda Red Hot Chili Peppers.

Hillel nasceu em Israel e imigrou para os EUA indo viver na Califórnia, em 1967. Aprendeu a tocar guitarra no liceu Fairfax High School e na mesma época conheceu Anthony Kiedis e Flea, a quem ele ensinou a tocar baixo. Junto com o baterista Jack Irons, os quatro formaram uma banda e para o primeiro concerto chamaram-se Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem; em 1983, mudaram o nome para Red Hot Chili Peppers.

Hillel, tal como Anthony, em breve desenvolveu uma dependência pela heroína e deixou a banda para iniciar o seu projecto paralelo “What Is This?”.

Regressou aos Red Hot Chili Peppers para os álbuns “Freaky Styley” e “The Uplift Mofo Party Plan.

Em 1988, Hillel adoeceu e começou a perceber que as drogas não eram mais diversão e já se estavam a tornar um problema na sua vida.

Na noite de 24 de Junho de 1988, Hillel ligou para o seu irmão James e, nessa ligação, falou que iria voltar a drogar-se, já que havia passado um tempo sem usar heroína. James implorou para que ele não se drogasse e Hillel deu razão a James e prometeu passar mais tempo com ele. Este foi o último contacto de Hillel com James.

O fim-de-semana passou e Hillel não apareceu, ninguém sabia dele. Foi encontrado morto, no seu apartamento na Califórnia, no dia 27 de Junho. Ele falecera com uma overdose de heroína dois dias antes. John Frusciante substituiu-o no Red Hot Chili Peppers.

Hillel era também conhecido por usar uma Fender Stratocaster sunburst, justamente influenciando por John Frusciante e as suas técnicas.

Foi sepultado na parte Judia do Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Los Angeles. Várias canções foram depois dedicadas a Hillel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...