sexta-feira, 17 de junho de 2022

17 DE JUNHO - MOHAMED ELBARADEI

EFEMÉRIDE - Mohamed ElBaradei, diplomata egípcio, antigo director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), nasceu no Cairo em 17 de Junho de 1942.

Foi premiado com o Nobel da Paz em 2005, juntamente com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Foi vice-presidente do Egipto num curto período de 2013.

ElBaradei licenciou-se em Direito pela Universidade do Cairo em 1962 e doutorou-se em Direito Internacional na Universidade de Nova Iorque em 1974.

Iniciou a sua carreira no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto em 1964, tendo exercido funções na missão permanente do Egipto na ONU em Nova Iorque e em Genebra. Entre 1981 e 1987, foi professor de Direito Internacional na Universidade de Nova Iorque.

Em 1984, ingressa na AIEA, onde desempenha vários cargos até se tornar director-geral em 1997. Foi reeleito para um terceiro mandato à frente daquele organismo em 13 de Junho de 2005, tendo contado com o apoio dos Estados Unidos, apesar das relações tensas entre a AIEA e Washington durante o processo que conduziu à 2ª Guerra do Iraque.

É casado com Aida Elkachef, uma professora. O casal tem dois filhos, Laila e Mostafa, que vivem e trabalham em Londres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...