quarta-feira, 22 de junho de 2022

22 DE JUNHO - JAMES HORNER

EFEMÉRIDE - James Roy Horner, músico norte-americano, dedicado principalmente a compor bandas sonoras para filmes, morreu na Floresta Nacional Los Padres em 22 de Junho de 2015. Nascera em Los Angeles no dia 14 de Agosto de 1953.  

Conhecido pela integração entre elementos de corais e electrónicos em muitas de suas bandas sonoras e pelo uso frequente de elementos musicais celtas, o seu trabalho para o filme “Titanic”, de 1997, contribuiu para que o álbum de banda sonora do filme esteja entre os mais vendidos de todos os tempos.

Estudou no Royal College of Music, em Londres, e na Universidade do Sul da Califórnia.

Iniciou-se na composição cinematográfica com obras menores, mas assim foi criando certa fama. Nos anos 1980 e princípio da década de 1990, tornou-se num pilar da música cinematográfica.

Foi nomeado para os Oscars em 7 ocasiões: Aliens”, de 1986, “Field of Dreams”, de 1989, “Braveheart”, de 1995, “Apollo 13”, de 1995, “Titanic”, de 1997, “A Beautiful Mind”, de 2001, e “House of Sand and Fog”, de 2003; vencendo dois, com “Titanic” e “Avatar”, que foi nomeado para o Oscar 2010 como Melhor Banda Sonora Original.

Horner trabalhou com a colaboração de realizadores como Don Bluth, Walter Hill, Nicholas Meyer, Phil Alden Robinson, Ron Howard, James Cameron e Mel Gibson.

James Horner faleceu aos 61 anos, quando o seu avião turboélice Embraer EMB-312 Tucano caiu na Los Padres National Forest, no sul da Califórnia. Ele era o único ocupante da aeronave, além do piloto.

O seu último trabalho foi a banda sonora do filme “Os 33”, com Rodrigo Santoro, Antonio Bandeiras e Gabriel Byrne no elenco, que utilizou elementos musicais andinos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...