domingo, 13 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Alphonse Daudet, romancista, contista e dramaturgo francês, nasceu em Nîmes, no dia 13 de Maio de 1840, tendo falecido em Paris, em 16 de Dezembro de 1897.
Fez os estudos secundários em Lyon e, em 1865, decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita, não só como jornalista do jornal Le Fígaro, mas também como romancista.
Há numerosos textos que lhe são atribuídos mas de que ele não é o autor, ou que são escritos por ele, mas em parceria com outros escritores.
O seu primeiro verdadeiro romance foi “Le Petit Chose”, escrito em 1868 e que é em parte a sua autobiografia. Em 1874, passou a escrever romances de costumes, sem contudo deixar de produzir alguns contos maravilhosos.
Em sua homenagem, todos os anos a “Rádio Courtoisie” entrega o Prémio Daudet à personalidade que, segundo os ouvintes, melhor tenha servido a língua francesa.
As suas principais obras são: “Cartas do meu Moinho” (1866); Le Petit Chose (1868) e “Tartarin de Tarascon” (1872)
Três citações curiosas de sua autoria: «A melhor maneira de impor uma ideia aos outros é fazer-lhes crer que é deles»; «O prisioneiro vê a liberdade mais bela do que ela é» e «O meu pai sempre me disse que a maior aventura é encontrar uma esposa».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...