segunda-feira, 21 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Henri-Julien-Félix Rousseau, também conhecido como o “Aduaneiro Rousseau”, por ter sido inspector da alfândega, pintor francês do pós-impressionismo, nasceu em Laval, no dia 21 de Maio de 1844. Morreu em Paris, em 2 de Setembro de 1910, vítima de septicemia e gangrena.
No seu tempo, a obra de Rousseau foi considerada naïf, porque ele era autodidacta, sem formação académica. Os seus pais tinham tido grandes dificuldades económicas o que, evidentemente, influiu na vida escolar do jovem Henri. Aos 19 anos, já trabalhava num escritório de advogados e, quatro anos depois, alistou-se como voluntário num Regimento de Infantaria. A partir de 1871, foi trabalhar na Alfândega de Paris.
Para ganhar a vida, escreveu ainda peças de teatro e dramas, deu lições de violão e, a partir de 1886, começou a expor as suas obras de pintura. Só em 1893, se passou a dedicar exclusivamente à pintura e, em 1902, tornou-se professor na Association Philotechnique, onde ensinou “técnica de pintura em porcelana”.
Curiosamente, muitos dos seus quadros representam selvas exuberantes, animais selvagens e frutas exóticas, coisas que Henri Rousseau nunca terá visto ao natural durante a sua vida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...