terça-feira, 22 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Georges Prosper Remi, conhecido por Hergé, desenhador belga, nasceu em Etterbeek, no dia 22 de Maio de 1907. Morreu em Bruxelas, em 3 de Março de 1983, vítima de leucemia.
Tornou-se famoso ao criar Tintim, o conhecido personagem e herói da banda desenhada. “Hergé” é o acrónimo das iniciais do seu nome “RG”.
Começou a publicar desenhos ainda na escola (revista “Jamais Assez”) e nos escuteiros (revista “Le Boy-Scout Belge”).
A partir de 1925, trabalhou em vários jornais, onde se ocupou de várias coisas, até chegar à chefia de uma redacção. Em 1929, “nasceu” Tintim. O seu primeiro álbum foi “Tintim no país dos sovietes”.
Um encontro, em 1934, com um jovem estudante chinês, chamou-lhe a atenção para a necessidade de bem documentar tudo o que escrevia e desenhava, preocupação que se viria a reflectir na sua obra.
Um estilo muito pessoal e um soberbo uso de cores, levaram a que os seus desenhos atravessassem fronteiras e fossem aclamados em todo o mundo. As aventuras de Tintim estão publicadas em cerca de cinquenta línguas. Estes álbuns com histórias completas são um marco no desenvolvimento das histórias aos quadradinhos. O estilo de Hergé inspirou a criação de outros personagens, tais como Astérix, Lucky Luke, Blake e Mortimer, etc. As histórias de Tintim são de uma precisão incrível, sem deixar nada ao acaso e com todos os detalhes minuciosamente cuidados.
Em 1946, foi publicado o n.º 1 da revista “Tintim”, um semanário para a juventude. Em 1960 e 1964, Tintim chegou ao cinema. Em 1969, foi produzido um filme de desenhos animados de longa-metragem, baseado no álbum “O Templo do Sol”.
Em 1976, foi inaugurada uma estátua em bronze de Tintim, em Bruxelas. Em 1978, Hergé foi promovido ao grau de “Oficial da Ordem da Coroa”. Os cinquenta anos de Tintim foram comemorados com uma emissão de selos.
Em 1982, para festejar o 75º aniversário de Hergé, a Sociedade Belga de Astronomia deu o seu nome a um planeta que tinha sido descoberto há pouco tempo, situado entre Marte e Júpiter. Hergé morreria no ano seguinte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...