domingo, 20 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Honoré de Balzac, considerado um dos maiores escritores franceses e mestre incontestado do romance realista, nasceu em Tours, no dia 20 de Maio de 1799. Morreu em Paris, em 18 de Agosto de 1850. Em 1849, já bastante doente, foi à Polónia para visitar uma condessa polaca com quem mantivera correspondência durante 17 anos. Casaram-se três meses antes da sua morte.
Ficaram lendários os seus hábitos de trabalho. Chegava a escrever quinze horas por dia, com a ajuda de uma imensidão de chávenas de café. É autor de uma produção prodigiosa, sobretudo de romances e contos, muitos dos quais incluídos na obra monumental “A Comédia Humana”, constituída por várias dezenas de romances onde é descrita, de modo quase exaustivo, a sociedade francesa do seu tempo. É autor de várias “obras-primas”, mais tarde elevadas à categoria de “clássicos”.
Balzac tinha o bacharelato de Direito, obtido em 1819, tendo seguido igualmente o curso de Filosofia na Sorbonne.
Balzac foi sepultado no cemitério mais célebre de Paris (Père Lachaise), no seu jazigo está uma estátua feita pelo célebre Auguste Rodin e o discurso fúnebre foi lido pelo não menos célebre escritor Victor Hugo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...