sexta-feira, 4 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Amos Klausner, conhecido como Amos Oz, escritor, romancista, jornalista e pacifista israelita, nasceu em Jerusalém, no dia 4 de Maio de 1939.
Os seus pais, originários da Europa de Leste, tinham ido para a Palestina em 1933. Em 1954, Amos Klausner adoptou o seu nome actual, em que “Oz” significa “Força” em hebreu.
Estudou Literatura e Filosofia, na Universidade Hebraica de Jerusalém, e no início da década de 60 escreveu os seus primeiros contos. O seu primeiro romance foi publicado em 1966, começando então a publicar um livro por ano, em média. Participou na Guerra dos Seis Dias e na Guerra do Yom-Kippur, tendo fundado em 1970, juntamente com outros, o movimento Peace Now. É partidário de uma resolução do conflito israelo-árabe que passe pela aceitação dos dois Estados e foi contra a implantação de colonatos judeus nos territórios ocupados.
Obteve vários prémios de prestígio, tanto no seu país como no estrangeiro. As suas obras estão traduzidas em cerca de trinta e cinco línguas. É um dos mais influentes intelectuais israelitas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...