sábado, 26 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Sivuca, de seu nome verdadeiro Severino Dias de Oliveira, um dos maiores músicos brasileiros do século XX, nasceu em Itabaiana, no interior de Paraíba, em 26 de Maio de 1930. Morreu em João Pessoa, no dia 14 de Dezembro de 2006, após dois dias de internamento, para tratar da doença oncológica que o afligia desde 2004.
Além de compositor, foi também um notável “sanfoneiro” (acordeonista). Sivuca, que era admirado no mundo inteiro, contribuiu de modo significativo para o enriquecimento da música brasileira. Entre os vários tipos de música que compôs, contam-se choros, frevos, forros, baiões, música clássica, blues e jazz.
Com a idade de nove anos, já tocava sanfona em feiras e festas. Mudou-se para o Recife com 15 anos, idade em que adoptou o nome artístico que o havia de celebrizar e onde iniciou a sua carreira profissional, na Rádio Clube de Pernambuco. Gravou o seu primeiro disco LP em 1950.
Em 1955 foi morar para o Rio de Janeiro, contratado pela Rádio e TV Tupi. Mais tarde, como acordeonista do grupo “Os Brasileiros” deslocou-se à Europa e chegou a morar em Paris e em Lisboa, onde gravou discos e fez diversas apresentações.
De 1964 a 1976 esteve nos Estados Unidos, onde trabalhou com Miriam Makeba, tendo feito com ela várias digressões pela Ásia, África, Europa e Américas. Na década de 1970, tornou-se popular nos países escandinavos, gravando discos ao vivo e fazendo vários shows, actividade que continuou a ocupá-lo até ao fim dos seus dias. Três semanas antes de morrer, ainda lançou o DVDSivuca - o Poeta do Som”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...