quinta-feira, 24 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Edward Kennedy "Duke" Ellington, compositor de jazz, pianista e chefe de orquestra americano, morreu em Nova Iorque, no dia 24 de Maio de 1974, vítima de doença oncológica. Nascera em Washington, em 29 de Abril de 1899. Foi distinguido, em 1969, com a “Presidential Medal of Freedom”, condecoração americana e, em 1973, com a Legião de Honra Francesa. Foi o primeiro músico de jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo, e era Doutor Honoris Causa nas mais importantes universidades do mundo.
O seu primeiro emprego foi o de vendedor de amendoins, modo que ele encontrara, para poder estar mais perto dos seus ídolos do basebol, a sua outra grande paixão. Começou a estudar piano aos sete anos e actuou pela primeira vez como profissional aos dezassete.
Tornou-se conhecido a nível nacional, juntamente com a sua banda, quando foi contratado para o Cotton Club, o clube de maior renome no Harlem, em Nova Iorque, graças às emissões radiofónicas que dali eram feitas. Quando deixou este clube, em 1931, era já uma das maiores estrelas dos Estados Unidos, gravando muitos discos e participando em vários filmes. Viajou pela Europa e fez também uma digressão por muitos outros países na década de 60. Compôs igualmente música para filmes.
Duke Ellington influenciou o jazz durante quarenta anos (1920/1960), sendo considerado ainda hoje como o maior e mais prolífero compositor de jazz norte-americano de todos os tempos. Ao fazer as suas composições musicais, ele tinha também em atenção o talento e as particularidades dos músicos que compunham a sua orquestra, alguns deles tendo-o acompanhado durante várias décadas. Há um memorial em sua honra no Central Park, em Nova Iorque.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...