quinta-feira, 17 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Jean Gabin, de seu nome verdadeiro Jean-Alexis Moncorgé, actor de cinema e cantor de revista e opereta francês, nasceu em Paris, no dia 17 de Maio de 1904. Morreu em Neuilly-sur-Seine , em 15 de Novembro de 1976, vítima de leucemia.
Aos 18 anos, forçado pelo pai, entrou no mundo do espectáculo, como figurante, no célebre cabaret Folies Bergères. Fez o serviço militar em 1924/1925 e, no ano seguinte, tornou-se um verdadeiro artista de music-hall e cantor de opereta. Durante dois anos, percorreu a França e, depois, a América do Sul, cantando e imitando Maurice Chevalier.
Iniciou a sua carreira no cinema aos 26 anos e foi considerado o maior actor francês durante mais de três décadas.
Em 1939, foi mobilizado para a Marinha de Guerra, durante 2ª Guerra Mundial, mas obteve uma licença especial para acabar as filmagens que estava a fazer com Michèle Morgan. Recusou trabalhar com os nazis, durante a ocupação, e exilou-se para Hollywood, onde reencontrou vários franceses ligados ao cinema. Entrou para as Forças Francesas Livres do General de Gaulle e participou na Libertação. Recebeu a Medalha Militar e a Cruz de Guerra.
Voltou ao cinema em 1945. Em 1960, foi nomeado Oficial da Legião de Honra Francesa. Ao longo da sua carreira, ganhou vários prémios de interpretação, tendo entrado em mais de noventa filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...