segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

BAÚ DE RECORDAÇÕES – Na década de 1950, o magazine italiano “Tempo” publicou um número especial, para passar em revista a primeira metade do século em Itália. Entre muitos outros acontecimentos, o assassinato de Umberto I, avô de Umberto II que viveu depois exilado em Cascais; a morte de Giuseppe Verdi; as duas Grandes Guerras Mundiais; a subida e queda do fascismo; Sacco e Vanzeti, dois operários comunistas, condenados à morte nos Estados Unidos e, embora sem provas, executados em 1927; nascimento do Estado do Vaticano em 1929; intervenção italiana na Guerra Civil Espanhola; morte do poeta Gabriele d’Annunzio; execução de Mussolini e da sua amante, etc.
Os filmes de Totó trouxeram um pouco de alegria à Itália pós-guerra; Gina Lollobrigida classificou-se em 3º lugar num concurso de beleza e enveredou pela carreira cinematográfica.
Quase no final deste meio século, o avião que transportava a equipa de futebol do Torino, tetra-campeão italiano e uma das melhores equipas mundiais, chocou com a colina de Superga, não havendo sobreviventes. Regressava de Portugal, onde tinha defrontado o Benfica em jogo de homenagem ao capitão benfiquista Francisco Ferreira. Na imagem, as esposas confortam-se e, ao lado, os atletas que não mais voltariam a pisar os estádios por onde tinham passeado a sua classe, ao serviço do Torino e da Selecção Italiana. Aconteceu em 4 de Maio de 1949.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...