sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDEVirginia Woolf, feminista e uma das mais importantes escritoras inglesas, nasceu em Londres no dia 25 de Janeiro de 1882, tendo morrido em Lewes, em 28 de Março de 1941.
Filha de um editor, começou muito cedo a frequentar o mundo das Letras. Ela própria fundaria, em 1917, juntamente com o marido, uma editora que publicou muitas das suas obras e que revelou também alguns outros escritores célebres como T.S. Eliot.
Estreou-se na literatura em 1915 com “A Viagem” e posteriormente escreveu uma série de obras notáveis, que lhe valeu o título de "A Proust inglesa". O seu romance “Mrs. Dalloway” conta várias histórias, mistura a vida da própria autora numa das personagens e descreve um único dia da personagem principal, ocupada na preparação de uma festa. A sua obra mais conhecida terá sido “Orlando” publicada em 1928.
Virginia Woolf tinha frequentes crises depressivas. Especialistas actuais julgam que elas seriam devidas a abusos sexuais de que foi vítima em jovem, da parte de dois dos seus meios-irmãos. Em 1941, no auge de uma dessas crises, deixou um bilhete de despedida ao seu marido: "Tenho a certeza de estar a ficar louca. Sinto que não conseguiremos passar por novos tempos difíceis. E não quero revivê-los. Começo a escutar vozes e não consigo concentrar-me. Vou fazer o que me parece ser o melhor. Deste-me muitas possibilidades de ser feliz. Estiveste presente como ninguém. Não posso lutar mais. Sei que estarei tirando um peso das tuas costas, pois, sem mim, poderás enfim trabalhar. Foste sempre paciente comigo e realmente bom. O que ficará é a certeza da tua bondade. Não posso atrapalhar a tua vida. Não acredito que duas outras pessoas pudessem ter sido tão felizes como nós». Depois, encheu as algibeiras de pedras e atirou-se a uma ribeira, perto de casa…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...