terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE Oprah Gail Winfrey, actriz, empresária, produtora e animadora da televisão norte-americana, nasceu em Kosciusko, no Mississippi, em 29 de Janeiro de 1954. Venceu vários Prémios Emmy com o seu programa “The Oprah Winfrey Show”, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana, que está no ar há mais de dez anos e é difundido actualmente em mais de cem países.
É igualmente uma influente divulgadora de livros e, como actriz, foi nomeada para um Óscar com o filme “A Cor Púrpura”, de Steven Spielberg. É ainda editora da revista “O, The Oprah Magazine”. Foi a primeira mulher negra a ser milionária e é também considerada a mais filantrópica de todos os tempos. Ganha cerca de 50 milhões de dólares mensais.
Habita alternativamente em Chicago, Santa Bárbara e Havai. A sua Fundação criou uma rede de ajuda aos deserdados. Em 2007, inaugurou em Joanesburgo, ao lado de Nelson Mandela, uma escola para raparigas por ela financiada. Têm acesso a esta escola as jovens cujos pais tenham rendimentos inferiores a 290 euros e a finalidade é formá-las de modo a tornarem-se futuros quadros da África do Sul.
Em Dezembro de 2007, declarou o seu apoio a Barack Obama para candidato democrata às próximas Presidenciais americanas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...