quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE Rosa Montero, jornalista e escritora espanhola, nasceu em Madrid no dia 3 de Janeiro de 1951. Seu pai era bandarilheiro mas abandonou os touros quando Rosa completou cinco anos, para montar uma fábrica de azulejos.
Começou a ler ainda muito pequena, quando esteve doente durante quatro anos, padecendo de tuberculose e anemia, só tendo começado a frequentar a escola aos nove anos. Aos 17 anos cursou Filosofia e Jornalismo, tendo feito também Teatro com grupos vanguardistas. Iniciou a colaboração em jornais durante as férias do Verão de 1969. Mais tarde colaboraria em numeroso periódicos trabalhando no jornal “El País” há mais de trinta anos.
Em 1978 ganhou o Prémio Manuel del Arco de Entrevistas concedido pela primeira vez a uma mulher. Publicou o seu primeiro romance aos 28 anos (Crónica do Desamor), tendo escrito até agora cerca de trinta livros.
Em 1980 foi nomeada directora de “El País Semanal” e, nesse mesmo ano, recebeu o Prémio Nacional de Periodismo, na modalidade de Artigos e Reportagens.
Em 1984 Rosa Montero foi um dos escritores mais vendidos em Espanha, juntamente com Vizcaíno Casas e Camilo José Cela. Em 1987 recebeu o Prémio Mundo de Entrevistas e, no ano seguinte, a sua novela “Amado amo” foi o livro mais vendido na Feira do Livro de Madrid. Tem escrito igualmente livros infantis. Juntamente com a compositora Marisa Machado, escreveu o libreto de uma ópera baseada na sua novela “Temblor”, estreada em Madrid em 1994 com o título “O Cristal de Água Fria”.
Ganhou o 1º Prémio Primavera de Narrativa com a obra “A Filha do Canibal” que foi o livro mais vendido em Espanha durante o ano de 1997. No ano seguinte vários dos seus livros foram lançados nos países de língua espanhola da América Latina. Em 1999 obteve o Prémio Círculo de Leitores do Chile.
Em 2005 a Associação da Imprensa de Madrid concedeu-lhe o Prémio Rodriguez Santamaría pela sua carreira profissional. No mesmo ano, a sua novela “A Louca da Casa” ganhou em Itália o Prémio Grinzane Cavou por ter sido considerada a melhor novela estrangeira.
Rosa Montero é actualmente considerada uma das representantes do “Novo Jornalismo”, mescla de informação e literatura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...