quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE Yves Navarre, escritor francês, suicidou-se em Paris no dia 24 de Janeiro de 1994. Tinha nascido em Condom, em 24 de Setembro de 1940. Recebeu o prestigioso Prémio Goncourt em 1980, com o livro “O Jardim de aclimatação”.
Depois de estudar Espanhol, Inglês e Literatura Moderna, Yves Navarre trabalhou em publicidade, dedicando-se só mais tarde à escrita. Iniciou uma carreira literária bastante produtiva, com “Lady Back” romance que tem por personagens os travestis, publicado em 1971.
O livro “Les Loukoums” tornou-o bastante conhecido em 1973. Seguiu-se a publicação de várias obras em que, frequentemente, o enredo gira à volta do amor entre dois homens. Escreveu igualmente várias peças de teatro. De 1981 a 1989 foi porta-voz do presidente francês Mitterrand, para assuntos relacionados com a homossexualidade.
Sentindo-se incompreendido como romancista, foi viver para o Quebec de 1990 a 1993, onde continuou a escrever. De regresso a França, atingido por profunda depressão, suicidou-se com uma elevada dose de barbitúricos, numa noite fria de Janeiro. Escrevera cerca de quarenta livros, entre romances (mais de 30), peças teatrais e autobiografias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...