quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDECoretta Scott King, defensora da igualdade racial nos Estados Unidos da América e no mundo, viúva de Martin Luther King, morreu em 30 de Janeiro de 2006, perto de Tijuana, no México, onde se encontrava internada devido a doença oncológica. Estiveram presentes no seu funeral, a que assistiram dezenas de milhares de pessoas, o actual presidente americano e três ex-presidentes.
Coretta nascera em Marion, no Alabama, em 27 de Abril de 1927. Obteve o seu curso de liceu numa escola privada para negros, prosseguindo os seus estudos na Universidade de Antioch, no Ohio, tendo-se licenciado em Música e Educação Elementar. Em 1951, inscreveu-se no Conservatório da Nova Inglaterra em Bóston, graças a uma bolsa de estudos. Foi nesta cidade que conheceu Martin Luther King, que se estava a doutorar em Teologia e com quem casou dois anos mais tarde.
Apesar de ter investido a maior parte do seu tempo na educação dos quatro filhos, Coretta King esteve presente nos grandes acontecimentos relacionados com os direitos cívicos nos anos 1950 e 1960. Pôs ao serviço destas causas a sua formação musical, participando em “Concertos da Liberdade”, que incluíam a leitura de poesias, cantos e conferências. Acompanhou o seu marido em viagens ao Ghana e à Índia, respectivamente em 1957 e 1959, e implicou-se em vários organismos consagrados à Paz e à Justiça.
Depois do assassinato de Martin Luther King, prosseguiu a filosofia de “não-violência” por ele defendida. Quatro dias depois do crime de Memphis, Coretta King substituiu-o numa importante manifestação que tinha sido aliás a razão da deslocação de Martin àquela cidade.
Fundou em 1968 o Centro King, com a finalidade de auxiliar a promoção da igualdade entre negros e brancos e ajudou a lançar a “Campanha da Luta contra a Pobreza”. No ano seguinte, publicou a autobiografia “A Minha Vida com Martin Luther King”. A última aparição em público teve lugar catorze dias antes da sua morte, de cadeira de rodas, justamente na data em que se celebrava a memória do marido.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...