sábado, 26 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE Paul Newman, actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Cleveland, no dia 26 de Janeiro de 1925.
Fez pequenas peças teatrais no colégio onde estudou e, depois de se formar, esteve um ano na Yale Drama School, indo depois para Nova Iorque, onde frequentou a conhecida escola de formação de actores Actor's Studio.
Estreou-se na Broadway com “Picnic” (1953), o que lhe valeu um contrato com a Warner Brothers. O seu primeiro filme “Cálice Sagrado” (1954) foi um fiasco e Paul Newman chegou ao ponto de publicar um anúncio numa página inteira de um jornal, pedindo desculpas a quem tivesse visto o filme.
A partir do segundo filme (1956), os êxitos nunca mais pararam, tanto junto da crítica como do público. No fim dos anos 1950, consagrou-se como grande estrela de Hollywood com “Gata em Telhado de Zinco Quente”. Na década seguinte tornou-se um líder das bilheteiras. “Golpe de Mestre / A Golpada” venceu o Óscar de melhor filme de 1973.
Foi igualmente produtor e realizador de vários filmes, tendo ganho o “Globo de Ouro” de Melhor Realizador com “Rachel, Rachel” em 1969. Nomeado nove vezes pela Academia como melhor actor, venceu em 1986 com “A Cor do Dinheiro”. No ano anterior tinha recebido um Oscar Especial pelo conjunto da sua carreira.
Nos anos 90 passou a dedicar-se mais à sua fábrica de molhos e condimentos "Newman's Own", com a qual terá ganho mais dinheiro do que no cinema, mas doando quase todos o lucros a instituições de apoio a crianças, drogados e alcoólicos.
Newman também é conhecido politicamente pelo seu apoio empenhado aos Democratas. É um apaixonado do automobilismo, onde chegou a obter um 2º lugar nas 24 horas de Le Mans (1979).
Está casado desde 1958 com a também actriz Joanne Woodward, o que é um recorde, indo a caminho dos 50 anos de casamento. Em Maio de 2007, anunciou o fim da sua carreira, vivendo actualmente em Connecticut.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...